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Título: A oralidade aplicada ao contexto da EJA do ensino médio: uma revisão de literatura
Autor(es): Souza, Jakeline dos Santos
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos
Prática de linguagem
Oralidade
Códigos e linguagens
Data do documento: 12-Set-2022
Resumo: Levando-se em conta a importância da oralidade para uma boa comunicação, há a necessidade deste eixo ter seu lugar definido nas aulas de Códigos e Linguagens na EJA como estratégia metodológica. Dessa forma, questiona-se: Qual o estado da arte acerca dos estudos com a oralidade em aulas de EJA no Ensino Médio entre os anos de 2012 a 2022? Em vista disso, este trabalho tem como objetivo geral catalogar a produção científica acerca da oralidade aplicada ao contexto da EJA do Ensino Médio durante o período de 2012 a 2022. Além disso, temos como objetivos específicos: i) Refletir a respeito da relação ensino - aprendizagem, com ênfase na prática de ensino Oralidade, dentro do contexto da EJA, e prevista na BNCC; e: ii) Catalogar os documentos legais que regem o ensino da EJA no Brasil. Nesta pesquisa, de natureza quali-quantitativa, bibliográfico-documental, recorremos a autores como: Bortoni-Ricardo, Machado e Castanheira (2010); Castilho (1998); Fávero, Andrade e Aquino (2007); Marcuschi e Dionisio (2007), além da Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018) e os (PCN’s, 1998). O levantamento bibliográfico realizou-se através de trabalhos científicos com publicações no âmbito do Brasil, dentre eles, monografias, teses e dissertações voltadas ao estudo da oralidade para alunos da EJA no Ensino Médio no Brasil, com um recorte temporal de 10 anos (2012 a 2022). Os resultados investigados apontaram que, embora a análise tenha se restringido a um recorte de 10 anos, há uma grande escassez de produção científica voltada ao ensino da oralidade nas aulas de Códigos e Linguagens para o público da EJA. Sendo assim, chegamos à conclusão de que apesar da grande ênfase que os documentos oficiais atribuem para o ensino da Oralidade, enquanto prática de linguagem, ainda não há um trabalho efetivo, em sala de aula, cujas contribuições auxiliem o aluno da EJA a desenvolver suas competências linguísticas, revelando-se, desta forma, um trabalho ainda bastante reduzido e pouco produtivo.
Descrição: SOUZA, J. S. A oralidade aplicada ao contexto da EJA do ensino médio: uma revisão de literatura. 2022. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29307
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