Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29639
Título: Aplicação do business intelligence no setor da saúde: uma revisão sistemática da literatura
Autor(es): Linhares, Camila Ellen Lucena
Palavras-chave: Gestão estratégica
Tomada de decisão
Sistemas de informação em saúde
Business Intelligence
Data do documento: 26-Mai-2023
Resumo: Novas tecnologias no campo da gestão vêm sendo disseminadas com o uso de sistemas de informação no apoio aos processos de tomada de decisão. Essas plataformas oferecem vantagem competitiva ao integrar, processar e visualizar informações críticas para a gestão estratégica. Nesse contexto, surgiu o conceito de Business Intelligence, que busca auxiliar as organizações a tomar decisões baseadas em seus ecossistemas de informação. Na área da saúde, que é caracterizada pela alta complexidade devido ao seu grande volume de dados, essas ferramentas têm sido amplamente utilizadas. Este estudo tem como objetivo explorar a utilização do Business Intelligence no apoio à tomada de decisão estratégica nas organizações de saúde. Para isso, a presente pesquisa realizou uma revisão sistemática da literatura, com dados coletados entre 2018 e dezembro de 2022, na base de dados do Google Scholar. A busca combinada pelos descritores "business intelligence", "saúde" e "healthcare" resultou em 1.409.800 estudos, sendo que apenas 10 atenderam aos critérios estabelecidos. Com base nos resultados obtidos, conclui-se que o BI permite grande agilidade nos processos organizacionais da área da saúde, permitindo análises em tempo real, suporte à tomada de decisão e automação de dados. Com isso, o setor da saúde pode se beneficiar significativamente ao utilizar essas ferramentas para aprimorar seus processos de gestão.
Descrição: LINHARES, C. E. L. Aplicação do Business Intelligence no setor da saúde: Uma revisão sistemática da literatura. 2023. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29639
Aparece nas coleções:81 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Camila Ellen Lucena LinharesTCC - Camila Ellen Lucena Linhares884.91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepositoTermo de depósito.pdf137.82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.