Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29853
Título: O estudo do latim favorecendo um entendimento mais elaborado da nossa língua: os radicais e suas alomorfias na formação do léxico português
Autor(es): Farias, Maria Clara Ferreira de
Palavras-chave: Latim
Estudos históricos da linguagem
Alomorfia
Léxico português
Data do documento: 30-Nov-2022
Resumo: Estudar uma língua sem considerar a sua evolução histórica pode levar uma pesquisa científica na área dos estudos da linguagem a abordar o fato linguístico de maneira limitada. O fenômeno da mudança linguística fez com que o latim passasse, ao longo dos séculos, por mutações graduais, a ponto de originar diferentes e novas línguas, a exemplo do português. O desconhecimento da história da nossa língua, fruto do advento da Linguística moderna e dos estudos sincrônicos da linguagem no âmbito universitário em detrimento dos estudos diacrônicos, pode ser uma das causas da insuficiência da formação dos professores de língua materna. Neste trabalho, objetivou-se evidenciar a presença do latim na língua portuguesa através de uma análise a étimos latinos de origem clássica e vulgar, e de algumas alomorfias, ligadas a transformações fonéticas, ocorridas em seus radicais, fenômeno responsável pela formação e expansão de grande parte do léxico português. Os estudos históricos e o ensino da língua latina mostraram-se pertinentes para a formação do professor de Letras - Português, para o processo de ensino-aprendizagem da língua portuguesa em todos os níveis de escolaridade e também como importantes aliados da Sociolinguística na explicação de fenômenos linguísticos e no combate ao preconceito sofrido pelas variantes não-padrão do português brasileiro. Para tanto, fez-se necessário voltar à história do século XX, e fim do século XIX, para compreender o percurso, o declínio e a tentativa de retomada e valorização da disciplina de língua latina nos currículos escolares obrigatórios e nos cursos superiores brasileiros; bem como entender o processo de mudança linguística que resultou nas transformações observadas nos alomorfes latinos. Como referências teóricas, utilizou-se as contribuições de Viaro (2013), Heckler (1994), Bagno (2006), Ilari e Basso (2012), Martelotta (2011), entre outros autores.
Descrição: FARIAS, M. C. F. O estudo do latim favorecendo um entendimento mais elaborado da nossa língua: os radicais e suas alomorfias na formação do léxico português. 2022. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29853
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito.pdf128.18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
TCC. Maria Clara Ferreira de Farias.pdfTCC - Maria Clara Ferreira de Farias.pdf1.99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.