Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29862
Título: A residência pedagógica e a formação de professores: uma experiência no campo da alfabetização e do letramento
Autor(es): Assis, Natália Jaillany Macêdo de
Palavras-chave: Formação continuada
Aprendizagem
Ensino remoto
Residência pedagógica
Data do documento: 1-Dez-2022
Resumo: A Residência Pedagógica compõe a Política Nacional de Formação de Professores, com o objetivo de aprimorar a formação dos discentes de licenciatura, de modo que estes vivenciem o cotidiano na educação básica nas escolas públicas. O objetivo geral deste trabalho é relatar as contribuições da Residência Pedagógica para a formação de professores no curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Além disso, buscamos analisar os impactos e limitações do ensino remoto emergencial; descrever e analisar a experiência vivenciada no Programa de Residência Pedagógica na realidade da escola pública em um contexto pandêmico e refletir acerca da formação docente no campo da alfabetização e do letramento. Para a fundamentação teórica, contamos com as contribuições de alguns autores como: Soares (2004, 2021), Ferreiro e Teberosky (1991), Freire (2020, 2021), Morais e Albuquerque (2010), Saviani (2020), Mortatti (2006, 2010), Tfouni (2010), Piletti (2004), Libâneo (1990), Nóvoa (2003), Soares e Batista (2005), entre outros. A Residência Pedagógica evidencia que a prática contribui de forma singular para nossa formação. Principalmente perante a situação remota a qual vivenciamos, que exigiu de nós um comprometimento maior, considerando as limitações próprias da modalidade remota. Como futuros docentes, devemos aliar teoria e prática no processo de ensino e aprendizagem, tendo em vista o crescimento pessoal e profissional que acontecerá na vida dos envolvidos neste percurso.
Descrição: ASSIS, N. J. M. A residência pedagógica e a formação de professores: uma experiência no campo da alfabetização e do letramento. 2022. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29862
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Natália Jaillany Macêdo de Assis.docx.pdfTCC - Natália Jaillany Macêdo de Assis1.58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito1.9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.