Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29952
Título: Erro judiciário: condenação de pessoas inocentes e a inquirição pela verdade no processo penal.
Autor(es): Marcone, Diego Paulo Alves
Palavras-chave: Erro judiciário
Processo penal
Provas
Data do documento: 30-Jun-2023
Resumo: Este artigo abordará uma visão ampla sobre o erro judiciário, destacando o conceito desse, os tipos de erros cometidos pelo Judiciário, importância da inquirição pela verdade no processo penal, casos emblemáticos e a responsabilidade civil do Estado. Será demonstrado diversos casos emblemáticos de erro judiciário, nos quais indivíduos foram erroneamente presos e até condenados por crimes que não cometeram. Essas situações evidenciam as falhas do sistema de justiça e os graves impactos na vida das pessoas que foram injustamente privadas de liberdade. Uma parte fundamental do artigo é dedicada à inquirição pela verdade no processo penal. Nesse sentido, são apresentadas estratégias e métodos utilizados para alcançar a verdade dos fatos, incluindo o exame crítico das evidências, a investigação imparcial e a participação ativa das partes envolvidas. A importância de um sistema jurídico que priorize a busca pela verdade em detrimento da mera condenação é enfatizada. A metodologia utilizada neste estudo foi a pesquisa bibliográfica, bem como a análise de casos reais. Por fim busca-se fornecer subsídios para a reflexão e o aprimoramento do sistema de justiça, a fim de evitar injustiças e garantir a justa aplicação da lei.
Descrição: MARCONE, Diego Paulo Alves. Erro judiciário: condenação de pessoas inocentes e a inquirição pela verdade no processo penal. 2023. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29952
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Diego Paulo Alves Marcone.pdfTCC - Diego Paulo Alves Marcone.pdf835.13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito.pdf758.57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.