Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29984
Título: Tecnologias digitais de informação e comunicação nas aulas de Matemática: uma pesquisa com alunos de uma turma do 9º ano
Autor(es): Almeida, Matheus Soares de
Palavras-chave: Ensino de Matemática
Ensino Fundamental
GeoGebra
Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação - TDIC
Data do documento: 31-Jul-2023
Resumo: A utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação - TDIC’s tem sido cada dia mais essencial na vida das pessoas e a maioria das crianças e jovens apresentam considerável familiaridade no que refere-se ao manuseio de recursos dessas tecnologias. Dessa forma, compreendemos que é imprescindível a inclusão tecnológica também no âmbito escolar, a fim de colaborar no processo de ensino e aprendizagem e no desenvolvimento de habilidades específicas nas aulas de Matemática. Baseado nisto, a presente pesquisa buscou analisar o que afirmam os alunos concluintes de uma turma do Ensino Fundamental sobre seu conhecimento e acesso à recursos das TDIC’s e respectiva utilização nas aulas de Matemática, cujo objetivo foi compreender o conhecimento e utilização desses recursos por esses alunos, numa escola da rede municipal de ensino na cidade de Amparo – PB. Para tanto, a investigação ocorreu a partir de uma pesquisa de natureza qualitativa cujo objeto de coleta de dados foi um questionário semiestruturado desenvolvido a partir do Google Forms. Os resultados apontam que, embora os alunos tenham acesso a alguns aparatos das TDIC’s e reconheçam a importância da inserção tecnológica para o desenvolvimento dos seus estudos, o conhecimento e a utilização de recursos importantes como o software/aplicativo GeoGebra e outros, ainda parece ser muito aquém do necessário para o desenvolvimento de habilidades relacionadas ao estudo da Matemática no Ensino Fundamental.
Descrição: ALMEIDA, M. S. Tecnologias digitais de informação e comunicação nas aulas de Matemática: uma pesquisa com alunos de uma turma do 9º ano. 2023. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29984
Aparece nas coleções:71 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Matheus Soares de Almeida.pdfPDF - Matheus Soares de Almeida570.14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósito.pdfPDF - Termo de depósito623.28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.