Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30042
Título: A formação docente em geografia no contexto do Programa Residência Pedagógica
Autor(es): Anjos, Nayllane Lima dos
Palavras-chave: Formação de professor
Residência pedagógica
Prática docente
Data do documento: 29-Jul-2022
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo central analisar as contribuições do Programa Residência Pedagógica para formação profissional e construção da identidade docente dos residentes do Curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campus I. Buscou-se discutir as atividades propostas pelo programa e refletir a percepção dos residentes em torno das práticas desenvolvidas durante as duas edições do PRP que aconteceram respectivamente de 2018|2020 e 2020|2022. A relevância desse estudo se imprime nas contribuições científicas, teóricas e práticas, tanto para o cenário das escolas públicas, quanto para formação do professor de geografia. Osprocedimentos metodológicos caminharam à luz das pesquisas descritiva e exploratória apartir da abordagem qualitativa. O instrumento de coleta de dados foi um questionário elaborado via google forms e disponibilizado aos voluntários por canais eletrônicos. Os resultados evidenciaram a necessidade de uma alfabetização tecnológica para os docentes nos cursos de licenciatura para que possam elaborar práticas de ensino que proporcionemo interesse e o pensamento crítico e reflexivo dos estudantes. Cabe ressaltar as contribuições do programa como instrumento potente a partir de um ambiente colaborativo, onde pode delinear estratégias e servir de aprendizado para os futuros docentes em geografia. Nesse sentido, o programa PRP contribui de forma efetiva para aproximação entre teoria e prática, quando, propõe a vivência no espaço escolar, possibilitando troca de conhecimentos.
Descrição: ANJOS, N. L. A formação docente em geografia no contexto do Programa Residência Pedagógica. 2022. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30042
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NAYLLANE LIMA DOS ANJOS - TCC 1-1.pdfPDF - NAYLLANE LIMA DOS ANJOS1.11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Ficha de deposito.pdfTermo de Depósito368.97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.