Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30052
Título: A usucapião extrajudicial: seus custos na aquisição imobiliária no estado da Paraíba
Autor(es): Araújo, Evandro José Portela de
Palavras-chave: Usucapião
Cartórios
Direito de propriedade
Usucapião extrajudicial na Paraíba
Data do documento: 28-Jun-2023
Resumo: O processo conhecido por usucapião extrajudicial trata-se de uma importante novidade que foi recentemente introduzida no ordenamento jurídico brasileiro. Esse processo extrajudicial traz benefícios ao direito pátrio, como: agilidade, simplicidade e segurança jurídica e quando visto do ponto de vista populacional, principalmente a mais carente economicamente, o processo permite que haja redução do custo da pena notorial. Desse modo, afim de esclarecer essa problemática acerca dos direitos extrajudiciais a partir da usucapião, o presente artigo teve como objetivo geral analisar o custo financeiro da usucapião extrajudicial para o acesso ao direito de propriedade imobiliária na Paraíba, através da revisão e citação de leis de acordo com o código civil, além de utilizar materiais da literatura, adquiridos em sites jurídicos como: Jusbrasil e Migalhas. Em conclusão, foi visto que o método por trás da usucapião extrajudicial em imóveis, não é gratuito, passando somente a ser, mediante lei federal, estadual ou municipal, dessa forma as taxas cobradas em cartório, seriam custos do processo em cartório e em relação à propriedade adquirida.
Descrição: ARAÚJO, Evandro José Portela de. A usucapião extrajudicial: seus custos na aquisição imobiliária no estado da Paraíba, 20f, 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30052
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Evandro José Portela de Araújo.pdfTCC - Evandro José Portela de Araújo.pdf1.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito.pdf1.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.