Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30140
Título: O transtorno do espectro autista e o ensino de matemática na perspectiva da inclusão
Autor(es): Souza, Taíz Emanuela Braz Nunes de
Palavras-chave: Ensino de matemática
Transtorno do espectro autista (TEA)
Educação inclusiva
Data do documento: 19-Set-2023
Resumo: Atualmente tem ocorrido um expressivo aumento de alunos diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista – TEA. No entanto, sabendo que o TEA é manifestado em diferentes níveis, acreditamos ser um desafio para o professor de Matemática, que precisa adequar sua prática para promover um ensino que atenda às necessidade desses alunos. Diante disto, com o objetivo de compreender sobre o ensino e aprendizagem de Matemática na perspectiva da inclusão de alunos diagnosticados com TEA no município de Sumé-PB, desenvolvemos a presente pesquisa, buscando identificar o que dizem professores de Matemática sobre o referido ensino e aprendizagem de alunos com diagnóstico de TEA e como acontece o apoio psicopedagogo para esse trabalho em escolas do município. Para tal, foram realizadas entrevistas, através de questionário, com duas professoras do município de Sumé, além de uma psicopedagoga que atua na sala de Atendimento Especial Especializado – AEE. Os resultados apontam para diversos desafios, uma vez que a formação e o apoio pedagógico ainda se mostra timidamente em relação às muitas particularidades do autismo.
Descrição: SOUZA, T. E. B. N. O transtorno do espectro autista e o ensino de matemática na perspectiva da inclusão. 2023. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30140
Aparece nas coleções:71 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Taíz Emanuela Braz Nunes de Souza.pdfPDF - Taiz Emanuela Braz nunes de Souza1.61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósito.pdfPDF - Termo de depósito1.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.