Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30401
Título: Análise das finanças públicas dos municípios paraibanos de até 10.188 mil habitantes: um estudo de caso sobre a relação de (in)dependência financeira em relação às receitas de transferências Federais
Autor(es): Alves, Renan Miguel Calixto
Palavras-chave: Arrecadação Tributária
Dependência Financeira
Transferências federais
Impostos
Municípios paraibanos
Data do documento: 17-Nov-2023
Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo realizar um estudo de caso sobre as finanças públicas dos Municípios paraibanos de pequeno porte buscando responder à pergunta, se é possível a existência destes Municípios sem os repasses federais? Como problemáticas, temos os seguintes questionamentos: É possível afirmar que sem os repasses federais de receitas os Municípios de pequeno porte paraibanos não teriam como se sustentar financeiramente? Os municípios paraibanos de até 10.188 mil habitantes da Paraíba conseguem existir apenas com a sua arrecadação interna tributária? Para responder a estes questionamentos, bem como ao objetivo geral delimitado, usamos a metodologia de revisão da literatura, na qual pontuamos a parte histórica das emancipações nacionais e no estado da Paraíba, no segundo momento foi feita a extração e análise de dados oficiais estáticos, de modo quantitativo, possibilitando identificar padrões entre as variáveis e como método foi utilizado o método dedutivo e como aporte teórico, temos Ferrari (2016), Andrade (2010), Paulsen (2022), Leite (2020), Mendes (1994), Morais (2021) e Reis (2022). Ao fim, temos as considerações finais.
Descrição: ALVES, Renan Miguel Calixto. Análise das finanças públicas dos municípios paraibanos de até 10.188 mil habitantes: um estudo de caso sobre a relação de (in)dependência financeira em relação às receitas de transferências Federais. 2023. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30401
Aparece nas coleções:42 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Renan Miguel Calixto Alves.pdfTCC - Renan Miguel Calixto Alves820.86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito - Renan Miguel Calixto Alves.pdfTermo de depósito - Renan Miguel Calixto Alves494.19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.