Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30411
Título: A irreversibilidade da tutela provisória de urgência antecipada em demandas de saúde
Autor(es): Brito, Jaqueline Alves de
Palavras-chave: Tutela provisória de urgência
Direito à saúde
Irreversibilidade
Código de Processo Civil
Data do documento: 21-Dez-2023
Resumo: Este artigo aborda a complexa questão da concessão de tutela provisória de urgência em demandas de saúde em que os efeitos da decisão são irreversíveis. A tutela de urgência envolve a avaliação de critérios como a probabilidade do direito, a preservação do resultado útil do processo, o tempo de duração do processo e a importância da reversibilidade da medida. No entanto, em casos de saúde, frequentemente, o direito fundamental em questão revela-se irreversível. Nesse contexto, o estudo tem como objetivo analisar as disposições do Direito Processual Civil, com foco na tutela de urgência, e examinar a aplicação prática do critério de irreversibilidade pelos principais tribunais brasileiros. Após uma minuciosa análise doutrinária e jurisprudencial, constatou-se que a tutela de urgência pode ser concedida mesmo quando os efeitos não podem ser desfeitos. Isso é possível, desde que a questão envolva violações a direitos fundamentais consagrados e protegidos pela Constituição de 1988. Essa abordagem representa uma maneira de garantir o acesso à justiça e demonstra a flexibilidade do sistema jurídico brasileiro em lidar com casos de extrema importância, especialmente quando se trata da proteção de direitos fundamentais, como o direito à saúde.
Descrição: BRITO, Jaqueline Alves de. A irreversibilidade da tutela provisória de urgência antecipada em demandas de saúde. 2023. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30411
Aparece nas coleções:42 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Jaqueline Alves de BritoTCC - Jaqueline Alves de Brito1.11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito376.26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.