Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30639
Título: Geografia escolar e sustentabilidade: uma experiência a partir do uso do reciquiz: na escola cidadã integral Francisco Pessoa de Brito – Araçagi/PB
Autor(es): Elias de Souza, Hayanne
Palavras-chave: Geografia escolar
Conscientização ambiental
Sustentabilidade
ReciQuiz
Data do documento: 13-Dez-2023
Resumo: O presente escrito busca analisar a inclusão dos temas de sustentabilidade e coleta seletiva no ensino de Geografia na Escola Cidadã Integral Francisco Pessoa de Brito, em Araçagi - PB. O objetivo principal é compreender como esses temas são envolvidos no contexto da disciplina eletiva “Cuidando, Encantando e Reciclando”, propondo ações que considerem a realidade local dos alunos. Além disso, o desenvolvimento do jogo Reciquiz como uma ferramenta interativa e lúdica para dinamizar o aprendizado de Geografia. A metodologia envolve uma pesquisa-ação, respaldada por uma revisão bibliográfica que abrange estudos sobre ensino de Geografia, sustentabilidade e coleta seletiva. Os resultados preliminares revelam a participação dos alunos na discussão e compreensão das questões ambientais locais, gerando um aumento no entendimento sobre os temas envolvidos. O Reciquiz, como uma estratégia lúdica, demonstrou ter sucesso ao engajar os alunos e fomentar uma conscientização mais aprofundada sobre sustentabilidade e coleta seletiva. Dessa forma, a abordagem dinâmica e participativa, exemplificada pelo Reciquiz, tem potencial para fortalecer a conscientização ambiental. A interação entre teoria e prática, aliada à colaboração entre professores e estudantes, reforça a importância de estratégias inovadoras no ensino de Geografia. Este estudo destaca a relevância e a relevância de abordagens mais dinâmicas para tornar o aprendizado mais eficaz e significativo para os alunos.
Descrição: SOUZA, Hayanne Elias de. Geografia escolar e sustentabilidade: uma experiência a partir do uso do Reciquiz: na escola cidadã integral Francisco Pessoa de Brito – Araçagi/PB. 2023. 51f. Trabalho de conclusão de curso (graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30639
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Hayanne Elias de SouzaTCC - Hayanne Elias de Souza1.95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito449.15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.