Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31214
Título: | O estudante com TEA em tempos de pandemia: dificuldades no processo de ensino-aprendizagem |
Autor(es): | Bu, Valdenice Gonçalves do |
Palavras-chave: | Ensino remoto Transtorno do Espectro Autista Família Escola |
Data do documento: | 15-Dez-2022 |
Resumo: | A inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na educação básica configura-se um desafio, principalmente pelas dificuldades em lidar com as heterogeneidades, uma vez que cada criança é única. Tendo em vista o contexto pandêmico e o ensino remoto, acredita-se que este não supriu as necessidades educacionais das crianças com TEA, interferindo no processo de ensinoaprendizagem. Dessa forma, o objetivo desse trabalho foi avaliar os impactos do ensino remoto durante a pandemia da Covid 19 para as crianças com TEA focando nas dificuldades encontradas pelos professores para desenvolver as atividades escolares de tais crianças durante a pandemia. Para a realização do processo metodológico utilizou-se entrevistas semi-estruturadas com uma professora do Ensino Fundamental e uma mãe de aluno com TEA do município de Esperança-PB. Essa entrevista teve como foco principal avaliar o desempenho do aluno com TEA, participante da presente pesquisa, durante a pandemia. Como resultados, observamos que o ponto positivo foi a questão de as famílias poderem acompanhar às crianças e o ponto negativo foi que boa parte das famílias não fez esse acompanhamento, o que prejudicou no avanço do processo de ensinoaprendizagem das crianças com TEA. Na questão da socialização, verificamos que o ensino remoto prejudicou bastante, visto que as aulas presenciais e o convívio com os outros alunos fazem com que os alunos com TEA aprendam a se socializar. Portanto,, evidenciamos como foi difícil o processo de ensino-aprendizagem das crianças com TEA, durante a pandemia, com o ensino remoto emergencial. No entanto, a participação do professor com práticas pedagógicas inclusivas foi essencial para o desenrolar das atividades, bem como o comprometimento dos pais. |
Descrição: | BU, V. G. O estudante com TEA em tempos de pandemia: dificuldades no processo de ensino-aprendizagem. 2022. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31214 |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA VALDENICE GONÇALVES DO BÚ.pdf | PDF - Valdenice Gonçalves do Bu | 394.95 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo_de_Deposito_TCC.pdf | Termo de depósito | 232.08 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.