Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31438
Título: | Contribuições da prática reflexiva no estágio supervisionado para a construção identitária de professores de inglês: reflexões e descobertas |
Autor(es): | Trovão, Aline Cordeiro |
Palavras-chave: | Formação inicial Língua inglesa Estágio supervisionado Práticas reflexivas |
Data do documento: | 28-Jun-2023 |
Resumo: | Na perspectiva da formação inicial docente, junto às questões teórico-metodológicas, o Estágio Supervisionado é disposto como uma das etapas fundamentais deste processo. Durante o estágio, os futuros professores têm a oportunidade de vivenciar a prática docente, aplicando os conhecimentos teóricos adquiridos durante o curso. Entretanto, é crucial que estas vivências sejam permeadas por movimentos reflexivos para contribuir com o crescimento profissional do futuro professor e a constituição de sua identidade. Perante isso, este estudo tem como objetivo discutir como a prática reflexiva no Estágio Supervisionado colabora para a formação do professor de inglês a partir de relatos de experiência. Sendo assim, o estudo contribui para preencher uma lacuna existente em relação às contribuições advindas dessas práticas reflexivas. Nosso estudo caracteriza-se como uma pesquisa de abordagem qualitativa-interpretativista, de natureza aplicada, cujos objetivos são de caráter exploratório, através de procedimentos documentais. Referente ao corpus, o estudo efetuou a análise e discussão de fragmentos de relatórios de estágio contidos em uma dissertação. Estas discussões teóricas foram seccionadas em três frentes: (i) Formação de professores (FREIRE, 1996, 2004; FREITAS, 2005), (ii) O Estágio Supervisionado em Língua Inglesa (PERRENOUD, 2002; PIMENTA; LIMA, 2005) e por fim, (iii) Práticas Reflexivas do Professor e Construção Identitária (SCHÖN, 1997, 2000, 2003; ALARCÃO, 2010; OLIVEIRA E SERRAZINA, 2002 e ZEICHNER, 1993, 2008). A partir da análise dos dados e discussões embasadas no referencial teórico e práticas interpretativistas, constatou-se que as práticas reflexivas apresentam algumas contribuições para a constituição da identidade docente, como a mudança de postura do estagiário, seu crescimento profissional, dentre outros. Assim, notamos que as vivências e reflexões efetuadas durante o estágio supervisionado vão além de um simples cumprimento de carga horária obrigatória. Elas representam uma oportunidade valiosa para os estagiários desenvolverem sua identidade profissional, construírem sua autonomia pedagógica e se prepararem para a realidade do exercício da profissão. |
Descrição: | TROVÃO, A. C. Contribuições da prática reflexiva no estágio supervisionado para a construção identitária de professores de inglês: reflexões e descobertas. 2023. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Inglês).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31438 |
Aparece nas coleções: | 23 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ALINE T - TCC - repositório tentativa 2.pdf | PDF - Aline Cordeiro Trovão | 697.18 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
CamScanner 16-07-2023 20.32 (3).pdf | Termo de depósito | 429.85 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.