Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31471
Título: | O uso das tecnologias digitais antes, durante e após o período pandêmico: desafios e possibilidades |
Autor(es): | Alves, Joselânia Silva |
Palavras-chave: | Ensino remoto Ensino presencial Tecnologias de informação e comunicação - TICs |
Data do documento: | 16-Jun-2023 |
Resumo: | A presente pesquisa abordará acerca do uso das Tecnologias de Informação e comunicação (TICS) nas aulas de língua portuguesa durante e pós pandemia, baseado em informações, que entendem que as TICs, como: Google meet, whatsapp, entre outros, tornam-se ferramentas interativas que favorecem o ensino/aprendizagem. Diante desse contexto, tornou-se necessário implantar o ensino remoto, como única ferramenta disponível, pois o contato presencial foi inviável. A escolha da temática concerne na importância do uso das novas TICs para o enfrentamento à pandemia da Covid-19 e, com o retorno ao ensino presencial, continuar a fazer uso dessas ferramentas sempre que necessário. A abordagem é de natureza qualitativa e exploratória constituída, também, como pesquisa bibliográfica, baseando-se nas de teorias de Brasil (2000, 1996, 2008); Drumond (2020); Júnior et al. (2009); Rojo (2013); Pretto (2011); Possenti, (1996). Dentre outros autores. A proposta é envestigar sobre o tema, enfatizando os conceitos de tecnologia, informação, comunicação e linguagem no contexto da pandemia, apresentando os desafios e dificuldades enfrentadas por estudantes e professores e levando em consideração mudanças ocorridas com o uso dessas tecnologias, principalmente na disciplina de português pelo surgimento de novas linguagens, para isso é necessário consultar o que diz a legislação sobre o ensino a distância, uma vez que, as normas que foram cumpridas no sistema educacional durante a pandemia. A partir desse embasamento, o problema de pesquisa a ser estudado nesse trabalho é: Como as tecnologias de informação e comunicação minimizaram os impactos na pandemia, e quais mudanças podem ocorrer nas aulas de língua portuguesa após o período remoto? Na busca de soluções a essas questões, atentaremos para as dificuldades enfrentadas por alunos e professores que precisaram em um curto espaço de tempo fazer uso das TICs para a continuidade de aulas de forma remota. A escolha da temática concerne na importância do uso das novas TICs para o enfrentamento à pandemia da Covid-19 e, com o retorno ao ensino presencial, continuar a fazer uso do WhatsApp, google sala de aula, google Meet e todas as vezes que houver necessidade. Também é relevante no intuito de pensar e repensar o ensino de língua materna associado as tecnologias digitais. Que a temática desenvolvida nesse trabalho acadêmico possa contribuir de alguma forma para outras pesquisas. Após um ano atípico as tecnologias e os docentes se tornaram os principais protagonistas no contexto educacional. |
Descrição: | ALVES, J. S. O uso das tecnologias digitais antes, durante e após o período pandêmico: desafios e possibilidades. 2023. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31471 |
Aparece nas coleções: | 23 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - JOSELANIA SILVA ALVES. PDF.pdf | PDF - Joselânia Silva Alves | 445.17 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito.pdf | Termo de depósito | 346.72 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.