Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31575
Título: O uso do seminário enquanto gênero acadêmico para a formação de professores de letras português – UEPB/Campus I
Autor(es): Pires, Taisa Gleicy de Oliveira
Palavras-chave: Formação de professor
Letramento
Oralidade
Data do documento: 1-Dez-2023
Resumo: Esta pesquisa, de natureza qualiquantitativa, bibliográfica e documental, busca investigar a aplicação e eficácia do gênero acadêmico Seminário, enquanto instrumento de letramento, na Licenciatura de Letras Português da UEPB Campus I. Para tal, de modo específico, objetivamos: a) analisar os diferentes impactos da aplicabilidade deste gênero nas aulas do curso de Letras Português; b) Quantificar a presença deste gênero no contexto acadêmico. Neste sentido, este estudo justifica-se na medida em que levanta a discussão, na academia, acerca da importância do gênero oral seminário enquanto instância de letramento, gênero de uso recorrente. Entretanto, questiona-se: em que níveis essa aplicabilidade é efetiva e eficaz? Como o gênero está sendo utilizado nas salas de aulas de licenciatura em Letras Português? Baseamo- nos nos fundamentos teóricos Rojo (2009); Vóvio e Kleiman (2013) e Street (2014) para as concepções de Letramento; Magalhães e Reis (2022) para as questões de letramento acadêmico; Feliciano (2014) e Meira e Silva (2013) para as reflexões do gênero seminário na prática docente; Marcuschi (2010) e Zumthor ( 2014 ) para nos subsidiar nas compreensões de oralidade, performance e vocalidade. Consideramos que este estudo é importante para a academia na medida em que evidencia o trabalho com o gênero seminário no curso de formação do professor de Letras Português no Campus I. Com efeito, os dados analisados, a partir de um questionário aplicado por meio de um aplicativo de mensagens instantâneas, WhatsApp, apontam para uma discussão acerca do uso efetivo do gênero seminário, que necessita, metodologicamente, ser melhor aplicado, sempre na perspectiva de um uso efetivo, e que consiga ser um instrumento de letramento e, assim, instigue o pensamento crítico-reflexivo dos futuros professores de Letras Português.
Descrição: PIRES, T. G. O. O uso do seminário enquanto gênero acadêmico para a formação de professores de letras português - UEPB/Campus I. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31575
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - TAISA GLEICY DE OLIVEIRA PIRES.pdfPDF - Taisa Gleicy de Oliveira Pires839.73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TERMO_DE_AUTORIZACAO_DE_ENTREGA_DO_TCC_-_TAISA_GLEICY OK.pdfTermo de depósito151.28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.