Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31811
Título: Panorama da leitura nos anos iniciais do ensino fundamental antes e após o ensino remoto emergencial (ERE)
Autor(es): Brito, Fabiola Vitória de Moura
Palavras-chave: Leitura
Leitor
Ensino fundamental
Ensino remoto emergencial
Data do documento: 5-Dez-2023
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo apresentar um estudo de natureza qualitativa, que traz conceitos do que se entende por leitura, leitor e práticas educativas de ensino à leitura nos anos iniciais antes, durante e após o processo de ensino remoto emergencial (ERE), em decorrência da pandemia da COVID-19. Estudo baseado na linguagem de perspectiva interacionista segundo Travaglia (2009). A partir do levantamento bibliográfico realizado, foi possível perceber que, a respeito da aprendizagem da leitura nos anos iniciais, estava havendo um pequeno avanço por volta de 2019, mas a situação emergencial do início de 2020 trouxe consequências para o ensino e a aprendizagem da leitura. Sendo assim, foi possível observar, durante o trabalho, que não houve certo avanço devido a essas questões e podemos refletir sobre uma nova prática de ensino de leitura e na formação de leitores, tendo em vista os resultados acometidos pelo funcionamento do ensino remoto de forma emergencial para que haja avanços novamente.
Descrição: BRITO, F. V. M. Panorama da leitura nos anos iniciais do ensino fundamental antes e após o ensino remoto emergencial (ERE). 2023. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31811
ISSN: CDD 372
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC- Fabiola Brito.pdfPDF - Fabiola Vitória de Moura Brito337.39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
termo do depósito .pdfTermo de depósito141.63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.