Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32286
Título: | Entre afetos e emoções: trilhas para as aprendizagens |
Autor(es): | Henrique, Karolina de Farias |
Palavras-chave: | Aprendizagem Afetividade Programa de Residência Pedagógica - PRP Educação infantil |
Data do documento: | 20-Jun-2024 |
Resumo: | Neste Trabalho de Conclusão de Curso em Pedagogia, realizado no Centro de Educação - Campus I, utilizou-se como objeto de estudo a relação entre aprendizagem e afetividade na Educação Infantil, a partir da experiência no Programa Residência Pedagógica (PRP). O objetivo foi investigar como a implementação da afetividade na relação entre professor e aluno pode contribuir para a aprendizagem e o desenvolvimento socioemocional da criança. Para isso, foram realizadas observações e práticas de atividades específicas na escola participante do programa, com uma turma do 1° ano do ensino fundamental da educação básica. Essas atividades são essenciais para o desenvolvimento desta pesquisa. Durante as atividades, foram promovidas rodas de conversa, momentos de interação entre familiares, crianças e educadores, e a elaboração de textos com o objetivo de instigar o autoconhecimento emocional e fortalecer a conexão entre os participantes dessas práticas. Além disso, estas atividades serviram como meio de promover a interdisciplinaridade entre conteúdos escolares através de interações afetivas. Para a fundamentação teórica, foram utilizados estudos de Vygotsky (2000, 2010), que abordam o desenvolvimento cognitivo, a afetividade e sua relação com a aprendizagem escolar. No que se refere à relação entre professor e aluno, foram considerados os pensamentos de Freire (1997, 2014). O resultado desta experiência foi a integração da formação socioemocional com a educação afetiva, proporcionando um ambiente acolhedor que fortalece os pontos de apoio e distribui reforços positivos na trajetória escolar da criança. |
Descrição: | HENRIQUE, K. F. Entre afetos e emoções: trilhas para as aprendizagens. 2024. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32286 |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Karolina de Farias Henrique.pdf | PDF - Karolina de Farias Henrique | 7.95 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito - Karolina de Farias Henrique.pdf | Termo de depósito | 128.41 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.