Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32403
Título: | Metodologias ativas no Ensino De Matemática: O caso da gamificação como estratégica didática na formação inicial do professor de Matemática |
Autor(es): | Santos, Emanuel Rodrigues dos |
Palavras-chave: | Metodologias ativas Gamificação Formação docente Ensino de Matemática |
Data do documento: | 29-Mai-2024 |
Resumo: | O desafio de ensinar matemática tem se mostrado constante, e cada período histórico revela suas dificuldades. Dificuldades essas, que, no momento contemporâneo pode estar centrada no impacto das tecnologias. Tendo em vista essas adversidades, surgiu a necessidade de se voltar o olhar para a formação inicial dos professores. Assim, foi desenvolvida Na Universidade Estadual Da Paraíba em Patos-PB, uma pesquisa na qual havia uma direção voltada para encontrar possíveis alternativas que contribuiriam para o ensino no contexto desenhado. Fundamentou-se através de perguntas que buscavam entender se havia evidências da presença das Metodologias Ativas na graduação. Dessa forma, realizou-se uma pesquisa por meio de um questionário, com 42 estudantes de graduação em matemática a partir do 5 período, onde o objetivo central foi investigar e identificar essas metodologias na graduação, bem como a importância desse tema nas perspectivas na visão dos licenciandos. Partindo desse pressuposto, buscou-se (I) analisar o nível de conhecimento dos estudantes em relação às metodologias ativas; (II) investigar a percepção dos discentes sobre a relevância das metodologias ativas para sua formação como futuros professores de matemática; (III) avaliar a demanda e a necessidade percebida pelos discentes por um aprofundamento nas metodologias ativas durante sua formação docente. Diante do exposto, concluiu-se que, apesar de as Metodologias Ativas estarem presentes, existia uma carência de aprofundamento, visto que não havia, por exemplo, a presença de uma disciplina com essa temática na grade curricular, deixando esse contato acontecer de forma indireta e sem uma constância. |
Descrição: | SANTOS, Emanuel Rodrigues dos. Metodologias ativas no Ensino De Matemática : O caso da gamificação como estratégica didática na formação inicial do professor de Matemática. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2024. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32403 |
Aparece nas coleções: | 84 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Emanuel Rodrigues Dos Santos.pdf | TCC - Emanuel Rodrigues Dos Santos | 786.82 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito.pdf | Termo de Depósito | 264.41 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.