Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32450
Título: Identidade docente e autorreflexão nos estágios supervisionados I e II: uma caminhada evolutiva
Autor(es): Santos, Giulianne Vieira
Palavras-chave: Estágio supervisionado
Prática docente
Identidade docente
Currículo
Data do documento: 21-Jun-2024
Resumo: Esta pesquisa contempla a transformação e desenvolvimento da identidade docente ao longo da formação inicial, durante os Estágios Supervisionados (doravante ES) de observação e regência, no curso de Letras Inglês da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), assim como também contempla a autorreflexão da prática docente. Como objetivo geral, buscamos analisar a identidade docente e a autorreflexão de uma professora de língua inglesa em formação inicial, autora desta pesquisa, com relação à prática docente comparando as suas vivências nos componentes curriculares de ES I e II. Desta forma, delineamos os seguintes objetivos específicos: (i) descrever as experiências vivenciadas em ES I e II; (ii) compreender o papel da autorreflexão na formação docente inicial; e (iii) refletir acerca da transformação da identidade docente na transição de aluna observadora para professora regente. Para discussão acerca do ES como lócus de autorreflexão docente, utilizei as contribuições de Pimenta e Lima (2005/2006), Perrenoud (2002), Alvarez e Mazza (2011), Cavalcanti, Mudo e Sá (2018), Evangelista de Oliveira (2018), Freire (2022), Scrivener (2011) e Barbosa (2022); quanto à construção identitária no ES, utilizei Iza et al (2014), Eckert-Hoff (2008), Faria (2013), Faria e Ramos (2018). Em termos metodológicos, a investigação caracteriza-se como qualitativa, sendo classificada como estudo de caso. Além disso, o campo investigativo da Linguística Aplicada contempla o espaço da pesquisa em questão. Nesse sentido, a pesquisa foi realizada no contexto acadêmico, voltada à análise da prática docente da autora deste estudo durante o período de observação e de regência das aulas de inglês no contexto dos componentes curriculares de ES I e II. Quanto aos resultados alcançados, considerei essencial o papel que a autorreflexão desempenha no avanço e transformação da identidade e prática docente, através das experiências vivenciadas durante o ES, contribuindo no meu desenvolvimento profissional como professora de língua inglesa. Assim, compreendo que, ao adotar uma postura crítico-reflexiva e levar em consideração o contexto social e escolar dos alunos, o professor pode atuar como agente transformador da realidade escolar.
Descrição: SANTOS, G. V. Identidade docente e autorreflexão nos estágios supervisionados I e II: uma caminhada evolutiva. 2024. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Inglês) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32450
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC- GIULIANNE VIEIRA SANTOS.pdfPDF - Giulianne Vieira Santos1.51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo Assinado - Giulianne Vieira Santos.pdfTermo de depósito212.57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.