Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32456
Título: | O uso do material dourado nos anos inicias: reflexões a partir das contribuições de Maria Montessori |
Autor(es): | Vasconcelos, Mikelle Deyse de |
Palavras-chave: | Material dourado Prática educativa Ensino da matématica Método Montessori |
Data do documento: | 7-Jun-2024 |
Resumo: | Este trabalho objetiva refletir sobre a contribuição da mediação pedagógica do material dourado, de Maria Montessori, no ensino dos algoritmos da subtração e da adição com reagrupamento, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, diante da situação da não aprendizagem das quatros operações fundamentais. O interesse por esse estudo partiu de um quadro de observações no decorrer do Curso de Pedagogia, a partir da disciplina de Matemática ao qual vivenciamos a pandemia do COVID- 19 e não pudemos observar como poderíamos facilitar a aprendizagem e também nos mais diversos componentes curriculares já cursados, do debate sobre os desafios de ensinar e, consequentemente, da aprendizagem dos estudantes nas operações fundamentais, citadas anteriormente. Este trabalho encontra-se estruturado nas seguintes etapas: primeiramente, discute a importância das contribuições de Maria Montessori para o Ensino da Matemática; segundo, discorre a respeito do Material Dourado como recurso didático facilitador de conceitos matemáticos, enfatizando a importância da utilização de materiais didáticos adequados para promover uma aprendizagem significativa e duradoura, partindo da contribuição de Maria Montessori, a qual será comentada na parte seguinte. Os resultados da pesquisa, apontam para a valorização por parte do(a) professor(a) do uso do material dourado no processo de aprendizagem das crianças. As contribuições advindas deste estudo para o campo da formação docente reside no fato de tal material reunir possibilidades concretas para facilitar a compreensão dos conceitos matemáticos fundamentais, como adição, subtração, multiplicação e divisão. No geral, conclui-se que o uso do material dourado é um recurso didático que pode ser ressignificado nas práticas educativas com as crianças. |
Descrição: | VASCONCELOS, M. D. O uso do material dourado nos anos iniciais: reflexões a partir das contribuições de Maria Montessori. 2024. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32456 |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
termo de autorização tcc Mikelle Deyse de Vasconcelos.pdf | Termo de depósito | 300.01 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
TCC- MIKELLE DEYSE DE VASCONCELOS (2).pdf | PDF - Mikelle Deyse de Vasconcelos | 495.94 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.