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Título: Análise crítica do livro “Se liga nas linguagens” para utilização por estudantes cegos e surdos, à luz das políticas educacionais previstas pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD)
Autor(es): Lopes, João Pedro Cândido
Palavras-chave: Inclusão educacional
Acessibilidade
Deficiência visual
Deficiência auditiva
Livro didático
Data do documento: 29-Mai-2024
Resumo: Tendo em vista a importância da articulação entre Educação Inclusiva e livro didático, a pesquisa tem como foco a relação entre o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e a inclusão educacional de pessoas cegas e surdas no Brasil. Ao longo do estudo, o objetivo central será avaliar o impacto da ausência de livros didáticos acessíveis no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) na qualidade da educação e na inclusão de pessoas surdas e cegas no sistema educacional. Serão investigados os seguintes aspectos: a trajetória do PNLD e sua contribuição para a inclusão de alunos com deficiência visual e auditiva; o papel do PNLD como instrumento para promover a acessibilidade e adequação dos materiais didáticos para pessoas com deficiência; os princípios essenciais da Educação Inclusiva e sua aplicação na seleção e produção de livros didáticos e as políticas e práticas de Educação Inclusiva implementadas na produção e distribuição de materiais didáticos. A metodologia adotada será qualitativa, com ênfase em análise de conteúdo, visando compreender a fundo as experiências e desafios enfrentados por pessoas surdas e cegas em relação à acessibilidade dos livros didáticos no contexto do PNLD. É analisado o livro do ensino médio para verificar a presença de recursos como traduções em Libras e versões em Braille. A discussão acerca do livro Se liga nas linguagens complementam essa análise, fornecendo uma visão mais ampla dos desafios enfrentados por alunos cegos e surdos no contexto do PNLD. A análise identifica falhas no fornecimento de recursos adaptados, como traduções em Libras e versões em Braille, e propõe recomendações para promover uma educação inclusiva. A pesquisa destaca a necessidade de políticas que garantam acessibilidade para alunos com deficiência e a capacitação de professores para trabalhar com eles, apontando para a necessidade de uma abordagem mais equitativa no sistema educacional brasileiro.
Descrição: LOPES, J. P. C. Análise crítica do livro “Se liga nas linguagens” para utilização por estudantes cegos e surdos, à luz das políticas educacionais previstas pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). 2024. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, 2024.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32597
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