Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33179
Título: | Educação de Jovens e Adultos em tempos de pandemia da Covid-19: desafios e perspectivas entre professor e alunos na Escola Deputado Jesse Freire Filho - Equador - RN |
Autor(es): | Nóbrega, Cleniuda Xavier da |
Palavras-chave: | Educação de Jovens e Adultos Pandemia da Covid-19 Ensino remoto Ensino de aprendizagem |
Data do documento: | 20-Mar-2023 |
Resumo: | A pandemia da Covid-19 modificou totalmente todo o planeta, desde as relações sociais de trabalho, até a educação passaram por mudanças e adaptações ao novo cenário na época, gerando mudanças no processo de ensino e aprendizagem e, com isto, surgiram novas formas de ensinar e aprender de acordo a necessidade dos alunos e as limitações pandêmicas, fazendo com que o ensino remoto se tornasse, às vezes, a principal forma de mediação da aprendizagem escolar. Este estudo tem por objetivo refletir sobre as questões pedagógicas e os desafios que professor e alunos enfrentaram durante a pandemia da Covid-19, na modalidade de ensino da Educação de Jovens e Adultos (EJA), a partir do que diz os sujeitos pesquisados, da Escola Municipal Presidente Jesse Freire Filho, localizada, no bairro Alto do Juazeiro, no município de Equador-RN. A pesquisa foi realizada através de uma metodologia qualitativa, com a aplicação de um questionário enquanto instrumento da coleta de dados, junto a uma professora e 4 alunos escolhido aleatoriamente da turma da EJA. Através da análise dos dados chegamos a seguinte conclusão, em relação aos desafios e perspectivas dadas pelos sujeitos pesquisados: Para o aluno da EJA pesquisado não foi usado nenhuma ferramenta para aulas online durante a pandemia pois, o aluno não tinha nem celular; a principal dificuldade foi a falta de encontrar os colegas e a professora, porque ficou mais difícil fazer as atividades sozinho. Assim, diz o aluno: “Não usamos essas coisas, mas a aula boa é na escola mesmo”. Na opinião da professora da EJA pesquisada foram vários os desafios durantea pandemia. Porém o mais difícil era eu chegar à casa de cada um deles para receber oudar devolutiva das atividades; os alunos infelizmente, não faziam uso das fermentas tecnológicas; os recursos tecnológicos ajudam e ajudarão ao ensino- aprendizagem. Mas, se faz necessário uma preparação maior e formação para todos que deles usam. |
Descrição: | NÓBREGA, C. X. Educação de Jovens e Adultos em tempos de pandemia da Covid-19: desafios e perspectivas entre professor e alunos na Escola Deputado Jesse Freire Filho - Equador - RN. 2023. 20 f. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33179 |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Cleniuda - Corrigido.pdf | PDF - Cleniuda Xavier da Nóbrega | 351.57 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
termo de depósito certo.pdf | Termo de depósito | 324.36 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.