Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33181
Título: | O atendimento educacioanl realizado com uma criança com Síndrome de Down na APAE de Campina Grande-PB: um estudo de caso |
Autor(es): | Paula, Camila Velez de |
Palavras-chave: | Deficiência intelectual Literatura Letramento Síndrome de Down |
Data do documento: | 18-Nov-2024 |
Resumo: | O objetivo principal do presente trabalho foi discutir a mediação da literatura no processo de letramento de uma criança com Síndrome de Down, matriculada na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Campina Grande, Paraíba. Assim, para o desenvolvimento da aprendizagem existem diversos fatores para o desenvolvimento da aprendizagem da pessoa com deficiência, sendo, sua família, a escola e a sociedade, sendo primordial destacar o seu convívio social. Ademais, neste trabalho foi apresentado que a criança com Síndrome de Down apresenta um déficit intelectual, portanto, o aluno com Síndrome de Down apresenta uma necessidade para um Atendimento Educacional Especializado, como auxílio para desenvolver determinadas aprendizagens. A partir disso, os educadores irão desenvolver metodologias que possam corresponder às suas necessidades educacionais específicas para esses alunos. Nesta pesquisa, utilizamos como instrumento metodológico a observação participante, sendo de cunho qualitativo. Realizamos seis encontros, divididos em duas vezes por semana, nos meses de setembro e outubro de 2024. No atendimento trabalhamos o poema de forma cantada Borboletas, cujo autor é Vinicius de Moraes, foram utilizados o alfabeto móvel, análise das cores e interpretação. Durante a intervenção, percebemos que a aluna demonstrou progresso na aprendizagem do alfabeto, que diante de suas limitações, teve um êxito na sua aprendizagem. Concluímos, portanto, que os procedimentos pedagógicos como estes que realizamos são satisfatórios, e contribuem para o desenvolvimento cognitivo da aluna com Síndrome de Down. Constatou-se também que é necessário que o professor esteja preparado para realizar ações pedagógicas alinhadas com as especificidades da aluna. |
Descrição: | PAULA, C. V. O atendimento educacional realizado com uma criança com Síndrome de Down na APAE de Campina Grande-PB: um estudo de caso. 2024. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33181 |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Camila Velez de Paula.pdf | PDF - Camila Velez de Paula | 1.29 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito.pdf | Termo de depósito | 197.2 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.