Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33183
Título: | O processo de inclusão escolar de estudantes com deficiência intelectual no município de Queimadas – PB: concepções e práticas docente |
Autor(es): | Andrade, Vanessa Gomes |
Palavras-chave: | Educação especial Inclusão Práticas pedagógicas Deficiência intelectual |
Data do documento: | 18-Nov-2024 |
Resumo: | O avanço das políticas públicas na área da educação especial na perspectiva inclusiva tem se mostrado eficazes para a construção da escola para todos. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo principal investigar a política de educação especial na perspectiva inclusiva com estudantes com deficiência intelectual matriculados no ensino fundamental em escolas públicas no município de Queimadas-PB. A pesquisa foi motivada pelo interesse de investigar as práticas pedagógicas inclusivas que mediam o processo de ensino-aprendizagem de estudantes com deficiência intelectual na referida cidade. Para alcançar esse objetivo, realizamos uma pesquisa com uma abordagem qualitativa e descritiva. Como instrumento metodológico, utilizamos a entrevista semiestruturada. Para tanto, foi feita uma entrevista com uma professora que atua na Sala de Recursos Multifuncionais (SRM), em uma escola de ensino fundamental, anos iniciais, da cidade. A análise dos dados será na perspectiva de Análise de Conteúdo de Laurence Bardin (2024). Os resultados evidenciam que as práticas inclusivas norteadas pela política adotada pelo município, favorecem o processo de ensino aprendizagem de estudantes com deficiência intelectual, assim como as dificuldades ainda enfrentadas para garantir tal processo. Os dados coletados corroboram com os debates acerca da permanência escolar e desempenho acadêmico de estudantes com deficiência intelectual na cidade de Queimadas- PB. |
Descrição: | ANDRADE, V. G. O processo de inclusão escolar de estudantes com deficiência intelectual no município de Queimadas – PB: concepções e práticas docente. 2024. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33183 |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Vanessa Gomes Andrade.pdf | PDF- Vanessa Gomes Andrade | 487.67 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito.pdf | Termo de depósito | 152 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.