Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33976
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGouveia, Eduardo Vieira da-
dc.date.accessioned2025-06-09T13:10:26Z-
dc.date.available2025-06-09T13:10:26Z-
dc.date.issued2025-05-30-
dc.identifier.otherCDD 342.2-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33976-
dc.descriptionGOUVEIA, Eduardo Vieira da Rocha. O uso de dados e informações dos consumidores para rastrear suas preferências de consumo. 2025. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) – Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2025.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho examina o uso de dados e informações pessoais de consumidores como instrumento de rastreamento de preferências de consumo em ambientes digitais. Parte-se da constatação de que o avanço das tecnologias de informação e comunicação permitiu a intensificação da coleta automatizada de dados por empresas privadas, com fins publicitários e comerciais. Utilizando metodologia qualitativa, com base em pesquisa bibliográfica e documental, a análise recai sobre o ordenamento jurídico brasileiro, com foco na Constituição Federal, no Código de Defesa do Consumidor, no Marco Civil da Internet e na Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). A investigação aborda o tratamento de dados pessoais, dados sensíveis e dados anonimizados, além da aplicação de mecanismos de segurança da informação voltados à preservação da privacidade dos titulares. Demonstra-se que, embora existam mecanismos legais de controle e responsabilização, persistem lacunas normativas e desafios relacionados à eficácia prática das garantias previstas. Conclui-se que a proteção jurídica do consumidor no cenário digital exige não apenas atualização legislativa, mas também fiscalização contínua e educação informacional da sociedade.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Crizeuda Farias da Silva Dias.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectDadospt_BR
dc.subjectDireitopt_BR
dc.subjectConsumopt_BR
dc.subjectInternetpt_BR
dc.titleO uso de dados e informações dos consumidores para rastrear suas preferências de consumopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:42 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Eduardo Vieira da Rocha GouveiaTCC - Eduardo Vieira da Rocha Gouveia383.27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito218.1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.