Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34195
Título: | Geometria plana e inclusão: desafios e oportunidades no ensino de alunos(as) autistas |
Autor(es): | Silva, Edsom Costa |
Palavras-chave: | Geometria plana Educação Matemática Estratégia pedagógica Educação inclusiva |
Data do documento: | 4-Jun-2025 |
Resumo: | A escolha do tema justifica-se pela dificuldade de inclusão no processo de ensino e aprendizagem de estudantes deficientes, e tem como objetivo investigar os desafios e as oportunidades no ensino da geometria para alunos autistas, por meio da utilização de materiais manipulativos, como o Geoplano e o Tangram. A pesquisa foi realizada com dois alunos do 8º ano do Ensino Fundamental, diagnosticados com autismo de suporte 3, da Escola Municipal José Paulino de Siqueira, em Santa Terezinha, Pernambuco. A metodologia envolveu a confecção artesanal do Tangram e do Geoplano, que foram utilizados como recursos pedagógicos para facilitar e ludificar na aplicação e compreensão no conteúdo das formas geométricas e das propriedades matemáticas de maneira mais concreta e acessível. Durante a aplicação das atividades, observou-se o impacto desses materiais na evolução das habilidades cognitivas, motoras e socioemocionais dos alunos, com destaque para o desenvolvimento do raciocínio lógico e da percepção visual. Além disso, foi evidenciado que, apesar das dificuldades iniciais de um dos alunos, estratégias de influência no comportamento desejado e a colaboração entre os participantes contribuíram para superar as barreiras e aumentar o engajamento nas atividades. O estudo conclui que o uso de jogos manipulativos como o tangram e o geoplano tem um impacto positivo na aprendizagem de geometria, especialmente quando são adaptados às necessidades individuais dos alunos com autistas, promovendo não apenas a compreensão dos conteúdos matemáticos, mas também o fortalecimento da autoestima e da convivência social, recomendando a continuidade da utilização de práticas pedagógicas inclusivas e dinâmicas no ensino desses estudantes. |
Descrição: | SILVA, Edsom Costa. Geometria Plana e Inclusão: Desafios e Oportunidades no Ensino de Alunos(as) Autistas. 2025. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2025 |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34195 |
Aparece nas coleções: | 84 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Termo_Assinado.pdf | Termo de Depósito | 761.45 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
TCC. - Edsom Costa Silva.pdf | TCC - Edsom Costa Silva | 2.48 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.