Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34705
Título: | O estudo de geometria a partir da Teoria Van Hiele: um enfoque para o desenvolvimento da autonomia |
Autor(es): | Silva, José Carlos Ferreira da |
Palavras-chave: | Autonomia Geometria Teoria Van Hiele Ensino de matemática |
Data do documento: | 11-Jun-2025 |
Resumo: | Este estudo tem como propósito investigar de que maneira o ensino de Geometria, baseado na teoria dos níveis de pensamento de Van Hiele, pode favorecer o desenvolvimento da autonomia dos alunos na Educação Básica. A pesquisa, de caráter qualitativo e bibliográfico, apoia-se na análise de produções acadêmicas com o objetivo de compreender a relação entre o pensamento geométrico e a formação de sujeitos autônomos. A fundamentação teórica destaca a relevância da geometria na construção de uma leitura crítica da realidade, sendo apontada por diversos autores como ferramenta essencial para a compreensão do mundo e para o exercício consciente da cidadania. A teoria de Van Hiele é apresentada como um modelo eficiente para o ensino da Geometria, estruturando o desenvolvimento do pensamento geométrico em cinco níveis progressivos. Os resultados evidenciam que grande parte dos estudantes conclui o ensino básico com deficiências na aprendizagem geométrica, o que limita suas capacidades de análise e de atuação sobre o espaço em que vivem. A aplicação da teoria, mediante práticas pedagógicas que respeitem o estágio cognitivo dos educandos, contribui para a construção gradual e significativa do conhecimento geométrico e de sua autonomia. A análise de materiais didáticos revela que a utilização de recursos concretos e situações contextualizadas aproxima o conteúdo da realidade dos alunos, promovendo a participação ativa no processo de aprendizagem. Conclui-se, então, que o ensino da Geometria, quando conduzido com base em uma proposta teórica adequada, possibilita ao estudante desenvolver habilidades fundamentais para interpretar, representar e transformar o mundo ao seu redor, consolidando-se como elemento central na formação de cidadãos críticos, criativos e autônomos. |
Descrição: | SILVA, José. O estudo de geometria a partir da Teoria Van Hiele: um enfoque para o desenvolvimento da autonomia. 2025. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2025. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34705 |
Aparece nas coleções: | 71 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Termo de depósito.pdf | PDF - Termo de depósito | 161.76 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
PDF - José Carlos Ferreira da Silva.pdf | PDF - José Carlos Ferreira da Silva | 583.98 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.