Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3512
Título: Trabalho em condições análogas às de escravo: uma abordagem à luz dos direitos humanos do trabalhador
Autor(es): Bitu, Normando Primo
Palavras-chave: Direito trabalhista
Trabalho escravo
Direitos humanos
Data do documento: 5-Mai-2014
Resumo: Os instrumentos internacionais e regionais de normatização acentuam a relevância da preservação da dignidade da pessoa humana, como atributo máximo que torna o homem merecedor de um conjunto mínimo de direitos, essenciais à garantia de uma vida decente. Neste cenário protetivo, o trabalho escravo subsiste como foco central de discussão na pauta dos direitos humanos, por constituir, em síntese, um ato atentatório à dignidade do cidadão trabalhador. A exploração do trabalho com redução do ser humano a condições análogas às de escravo implica a coisificação do indivíduo. Constitui um mecanismo de negação do pleno direito a um trabalho decente e livremente escolhido, que permita a realização pessoal e o desenvolvimento satisfatório das aptidões físicas e intelectuais do trabalhador e lhe confira condições de preservar a dignidade, a saúde e a subsistência próprias e da sua família.
Descrição: BITU, Normando Primo. Trabalho em condições análogas às de escravo: uma abordagem à luz dos direitos humanos do trabalhador. 2012. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3512
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Normando Primo Bitu.pdfNormando Primo Bitu295.38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.