Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5692
Título: Dificuldades e possibilidades diante da prática pedagógica em língua inglesa: estudo de caso com um aluno autista
Autor(es): Matos, Estefânnia Laryssa Lopes de
Palavras-chave: Educação Inclusiva
Ensino de Língua Inglesa
Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais - Autismo
Data do documento: 16-Out-2014
Resumo: Desde o final do século XIX, se fala sobre inclusão educacional no Brasil (MENDES, 2010), Atualmente existem vários planos de ações do governo que apontam para a necessidade de „educação para todos‟. No entanto, durante nossa experiência de ensino de língua inglesa que envolveu Portadores de Necessidades Especiais (PNE), percebemos certa lacuna no trabalho com essa realidade durante a formação docente. A fim de responder alguns questionamentos que nos inquietaram acerca da educação inclusiva, o presente estudo tem os seguintes objetivos: i) Investigar as principais dificuldades de um aluno portador de autismo, de uma escola regular da rede privada de ensino, situada em Campina Grande-PB; e ii) apresentar propostas de atividades que levem em consideração a educação inclusiva para esse aluno, bem como as implicações do uso dessas atividades no contexto mencionado. Como suporte teórico, utilizamos contribuições de Stainback e Stainback (1999), Mazzota (2005), Rodrigues e Spencer (2010), que tratam sobre a educação inclusiva. Quanto à metodologia, a presente pesquisa caracteriza-se por cunho qualitativo, além de ser uma pesquisa-ação, por analisar uma situação específica, de maneira elucidativa, bem como por apresentar contribuições para a realidade de ensino em foco. Como instrumentos de pesquisa, foram utilizadas gravações em áudio de 4 aulas, bem como uma entrevista com a mãe do aluno participante. Os resultados apontam que embora a realidade que envolve aluno autista seja desafiadora e complexa, é possível desenvolver atividades pedagógica significativas, com vistas a desenvolver a autonomia dos alunos, bem como a interação social - dificuldades apresentadas pelo aluno participante da pesquisa.
Descrição: Matos, E. L. L. de. Dificuldades e possibilidades diante da prática pedagógica em língua inglesa: estudo de caso com um aluno autista. 2014. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Inglesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5692
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Estefânnia Laryssa Lopes de Matos.pdfEstefânnia Laryssa Lopes de Matos16.61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.