Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6017
Título: Aplicabilidade da Lei Maria da Penha no município de Campina Grande/PB
Autor(es): Oliveira Júnior, Geoval Luiz de
Palavras-chave: Violência doméstica
Crimes contra a mulher
Lei 11.340/2006
Data do documento: 6-Nov-2014
Resumo: A violência doméstica é um problema observado tanto no lar quanto na comunidade. O Brasil é um dos países que mais sofre com a violência doméstica, haja vista a grande demanda judicial pertinente. O resultado desta dura realidade é medido na economia, nos custos para o sistema de saúde, no aparelhamento policial e no Poder Judiciário. No entanto, as vítimas da violência doméstica quando recorriam ao Judiciário lá verificavam que o agressor sempre era punido com desproporcionalidade, isso durante a vigência da Lei nº 9.099/95, que até então era a legislação pertinente para tratar deste tipo de ilícito, o que acarretava na prática, numa insatisfação quanto à punição aplicada ao agressor e as agressões sofridas. Tais injustiças são históricas, pois na antiguidade as mulheres não tinham direito algum. Segundo o Código de Hamurabi, por exemplo, a mulher “sem honra” tinha sua vida ceifada. Em Roma, o pai podia matar a filha “desonrada”. Contudo, no sistema pátrio, foi somente a partir da década de 70, que se começou a surgir denúncias crescentes de violência doméstica. Em 1982, em São Paulo, foi criado o SOS Mulher, uma iniciativa não governamental de ajuda solidária a mulheres em situação de violência. Por fim, no afã de combater esse tipo de violência, o legislador confeccionou a Lei Maria da Penha, que busca penalizar de forma mais acentuada esse crimes cometidos contra mulheres. Os mecanismos usados neste trabalho acadêmico foram à pesquisa estatística, nos órgãos competentes de defesa da mulher, com a análise dos dados fornecidos, conceituando como a situação da mulher campinense em relação à violência feminina, tem estado até o presente momento.
Descrição: OLIVEIRA JÚNIOR, Geoval Luiz de. Aplicabilidade da Lei Maria da Penha no município de Campina Grande/PB. 2011. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6017
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Geoval Luiz de Oliveira Júnior.pdfGeoval Luiz de Oliveira Júnior1.06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.