Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6101
Título: A Responsabilidade Civil do Estado Ante a Exposição de Presos na Mídia
Autor(es): Farias, Bruno Apolinário
Palavras-chave: Responsabilidade civil
Liberdade de Imprensa
Inviolabilidade da honra e da imagem
Data do documento: 7-Nov-2014
Resumo: O presente trabalho propõe a discussão sobre a responsabilização civil extracontratual do Estado ante a exposição dos presos na mídia. A pesquisa será pautada pelo confronto entre os princípios constitucionais da inviolabilidade da honra, da vida privada e da imagem do indivíduo face a liberdade de imprensa. Não existe nenhum direito fundamental absoluto, devendo a situação concreta regular qual deles irá se sobrepor. Entretanto, é necessário se ter em vista que a dignidade da pessoa humana deve ser sempre resguardada. A exposição dos presos pela mídia, de forma sensacionalista, afronta diretamente os seus direitos mais básicos. A utilidade pública deve sempre pautar a informação, pois a liberdade de expressão não pode se confundir com liberdade para ferir a honra alheia. Objetiva demonstrar que o Estado pode ser responsabilizado civilmente pelos danos causados à honra e a imagem dos presos que foram expostos indevidamente. Para isso, no decorrer do trabalho é feita uma análise das hipóteses de responsabilidade civil e responsabilidade civil do Estado, passando pelas definições dos aspectos constitucionais atinentes ao objeto do estudo e pelas ações já realizadas pelos Ministérios Públicos e pelos Estados no sentido de coibir a lesão às garantias individuais dos presos. Ao final, conclui-se que cabe ao Estado preservar os direitos fundamentais do preso, criando mecanismos para tal, evitando sua desnecessária exposição, sob pena de ser responsabilizado civilmente pelos eventuais danos.
Descrição: FARIAS, Bruno Apolinário. A Responsabilidade Civil do Estado Ante a Exposição de Presos na Mídia. 2011. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6101
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Bruno Apolinario Farias.pdfBruno Apolinario Farias393.25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.