Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7875
Título: Tessituras e impactos das políticas públicas educacionais advindas do pós-estado de bem-estar social sobre a docência: uma leitura comparativa das escolas Aquarela e Arco-íris
Autor(es): Feitosa, Cybelle Lúcia Caldeira
Palavras-chave: Pós-estado de Bem-estar Social
Formação Docente
Políticas Públicas Educacionais
Data do documento: 16-Nov-2015
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso discute políticas públicas educacionais oriundas do Pós-Estado de Bem-Estar Social, também chamado de Pós-Estado de Providência, e implicações no contexto educacional atual, a partir das escolas Aquarela e Arco-Íris, a fim de verificar a contextura e os impactos desse tipo de Estado na construção da identidade e formação do professor. Metodologicamente, fez-se uso da pesquisa qualitativa com o recurso de entrevistas semiestruturadas, ancorando-se, para análise em autores como Stephen Ball (2006) e Mainardes (2006). Para além desses autores, busca-se esteio em Hall (2006), Krawczyk (2002) e Rocha (2012). O trabalho apresenta conceitos sobre Estado de Providência e Pós-Estado de Bem-Estar Social, em seguida, discute política de formação docente e seus incentivos. E, por fim, tece uma análise dos dados coletados nas entrevistas relacionando-os com a base teórica abordada. O trabalho e sua elaboração centram-se nas seguintes hipóteses: as políticas públicas estão sendo articuladas para aumentar a competitividade econômica atingindo o âmbito educacional; o ensino e a aprendizagem são reduzidos à produção do cumprimento dos objetivos do mercado e o professor tem sua identidade afetada. Destaca-se a relevância social e acadêmica do tema em tela, uma vez que a formação de professores no Brasil se configura como um importante objeto de discussão, pois, muito se tem questionado sobre a qualificação docente e, principalmente, sobre suas práticas. Concluímos que a educação funciona como um meio de equilibrar os interesses do próprio Estado com as necessidades da sociedade e esta, permanece subordinada aos desejos de um Estado regulador.
Descrição: Feitosa, C. L. C. Tessituras e impactos das políticas públicas educacionais advindas do pós-estado de bem-estar social sobre a docência: uma leitura comparativa das escolas Aquarela e Arco-íris. 2014. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7875
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Cybelle Lúcia Caldeira Feitosa.pdfCybelle Lúcia Caldeira Feitosa684.32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.