Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7886
Título: Pensando sobre o lugar da educação ambiental e a proposta de escolas sustentáveis em uma escola rural de Lagoa Seca - PB
Autor(es): Paulino, Ana Katarina Fernandes
Palavras-chave: Crise Ambiental
Educação Ambiental
Escolas Sustentáveis
Resumo: No contexto da crise ambiental contemporânea a Educação Ambiental - EA vem sendo discutida nos diversos segmentos da sociedade. Como parte desse debate surge à proposta de escolas sustentáveis, um movimento que deve envolver toda a comunidade escolar e estabelecer diálogos entre o currículo, a gestão e o espaço físico. Este trabalho objetivou analisar o lugar da EA em uma escola rural do município de Lagoa Seca - PB, como forma de contribuir para o desenvolvimento de práticas sustentáveis. Foi desenvolvido no período de agosto a outubro de 2014, por meio de uma pesquisa qualitativa, nos moldes da pesquisa participante, envolvendo o gestor, três professoras e alguns alunos/as, por meio da observação participante, conversas informais e um questionário junto às professoras. Posteriormente realizaremos uma intervenção no sentido de promover a reflexão e o debate dos problemas identificados e a elaboração de um plano de ação. Tendo em vista a inexistência de ações ou projetos permanentes de EA, que envolvam a comunidade escolar, como propõe a Política Nacional dessa área, limitando-se apenas a algumas atividades pontuais vinculadas ao currículo. Dessa forma evidenciamos que o lugar da EA na escola é, ainda, muito incipiente e que é preciso situar a EA na realidade da escola, na identidade dos envolvidos e estarmos abertos a novas atitudes que nos permitam promover mudanças. A promoção da sustentabilidade no contexto escolar, envolvendo a gestão, o currículo e o espaço físico, pode promover mudanças no processo ensino e aprendizagem e proporcionar uma melhor qualidade de vida a comunidade.
Descrição: Paulino, A. K. F. Pensando sobre o lugar da educação ambiental e a proposta de escolas sustentáveis em uma escola rural de Lagoa Seca - PB. 2014. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7886
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Katarina Fernandes Paulino.pdfAna Katarina Fernandes Paulino1.38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.