Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7903
Título: A escola como espaço de construção da educação do campo: análise de uma escola de assentamento de reforma agrária no município de Remígio/PB
Autor(es): Balbino, Suely Medeiros
Palavras-chave: Educação do Campo
Escola
Prática Educativa
Resumo: Este trabalho é fruto de uma pesquisa de campo realizada na Escola Severino Bronzeado, localizada numa área de assentamentos de Reforma Agrária no município de Remígio/PB. O objetivo do estudo é analisar a Escola como espaço de construção da Educação do Campo, destacando desafios e indícios da construção de uma Educação do Campo, presentes nas práticas educativas que são desenvolvidas em conjunto com a escola. A pesquisa ocorreu a partir de uma abordagem qualitativa, numa perspectiva participante, buscando compreender e analisar os dados no processo de seu desenvolvimento por meio de fundamentos como Araújo e Silva (2011), Brandão (1997, 2002), Caldart (2002, 2003, 2012), Costa (2010), Freire (1993, 2008, 2013) e Vigotski (2004, 2007). Dessa forma, pudemos compreender o processo de construção de uma proposta de Educação do Campo para emancipação do sujeito, evidenciando que esta precisa se constituir coletivamente a partir dos próprios sujeitos do campo, na perspectiva de valorização da vida no campo, das singularidades de seus sujeitos, seus saberes e culturas. Todavia, percebemos que o contexto histórico e a realidade dos assentamentos precisam estar presentes no cotidiano da sala de aula; que a realidade da escola, em seus aspectos físicos e materiais, não atendem às necessidades de professores/as, alunos/as e da comunidade. Além disso, as práticas tecnicistas estão presentes em atividades desenvolvidas na sala de aula e não existe uma proposta coletiva estruturada sobre Educação do Campo. Contudo, constatamos indícios de Educação do Campo, expressos no desenvolvimento de práticas educativas que trabalham as vivências culturais das crianças e permitem o contato com outras realidades por meio dos projetos pedagógicos, nas aulas de campo e nas parcerias estabelecidas pela escola. Nesse sentido, existem indicativos de uma Educação do Campo evidenciados nas concepções e na prática educativa contextualizada com a realidade sócio histórica do campo, desenvolvidas no contexto da escola.
Descrição: Balbino, S. M. A escola como espaço de construção da educação do campo: análise de uma escola de assentamento de reforma agrária no município de Remígio/PB. 2014. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7903
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Suely Medeiros Balbino.pdfSuely Medeiros Balbino1.69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.