Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7905
Título: As políticas educacionais e a educação infantil: perspectivas e desafios
Autor(es): Rodrigues, Danielle Pontes
Palavras-chave: Políticas Educacionais
Educação Infantil
Políticas Públicas
Resumo: O presente artigo discute as políticas educacionais, com enfoque principal para a Educação Infantil e tem como objetivo realizar uma breve análise sobre a política educacional brasileira na área da Educação Infantil, a configuração das políticas educacionais de diferentes épocas e de como o contexto histórico influencia diretamente as políticas educacionais em dado período. A investigação trata-se de uma pesquisa bibliográfica que está inspirada nos estudos desenvolvidos por Conceição [s.d.], Kramer (2006), Mainardes (2006), Martins (2010), Santos (2012), Sousa Neto (2002), Oliveira (2010), dentre outros.Inicialmente, se discute a contextualização e os conceitos de política, políticas públicas e políticas educacionais. Neste sentido, sãoapresentadas questões norteadoras para a análise da trajetória das políticas educacionais e as transformações econômicas e sociais que influenciaram diretamente a educação brasileira. Depois, se analisam as Políticas Públicas da primeira infância, os primeiros atendimentos às crianças pequenas, a criação e extinção de programas para solucionar os problemas da infância no que tange aos aspectos sociais e educacionais e a formação de professores da Educação Infantil;com enfoque para os avanços e os desafios que a mesma vem enfrentando tais como maior valorização dos docentes, a inclusão da Educação Infantil no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica – FUNDEB, a criação dos RCNEIS e DCN´S para a elaboração de Políticas Públicas para a Educação Infantil,dentre outros. Conclui-se que para compreendermos as políticas educacionais, especialmente as políticas de Educação Infantil, objeto de estudo do presente artigo, é importante se fazer um resgate histórico e atentar para a importância de uma abordagem dialética das políticas educacionais, visando compreendê-las a partir do contexto histórico que cada politica educacional se desenvolveu.
Descrição: Rodrigues, D. P. As políticas educacionais e a educação infantil: perspectivas e desafios. 2014. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7905
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Danielle Pontes Rodrigues.pdfDanielle Pontes Rodrigues747.9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.