Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7948
Título: A importância de um atendimento individualizado para uma criança com Síndrome de Down
Autor(es): Silva, Viviane de Almeida
Palavras-chave: Educação Inclusiva
Inclusão Social
Síndrome de Down
Atendimento Individualizado
Data do documento: 31-Mar-2015
Resumo: Entendemos que a Educação Inclusiva é imprescindível no cenário atual, no qual a família, escola e sociedade precisam comungar dos mesmos interesses, e não apenas oferecer um espaço para as crianças com necessidades educacionais especiais, mas ofertar condições para que tais crianças se desenvolvam cognitivamente, afetivamente e socialmente naquele local. Em virtude dessa demanda necessária, temos grandes aliados para se fazer cumprir o que rege as políticas públicas educacionais, e com isso continuar a luta em prol de uma educação para todos e com equidade, uma vez que somos iguais em direitos e deveres conforme a Constituição Federal de 1988. Com isso, existe um maior interesse por parte das Instituições Educacionais, de discutir procedimentos pedagógicos adequados para atender e favorecer a inclusão. Assim, o objetivo principal do presente estudo foi compreender e perceber a importância de um atendimento individualizado para a aprendizagem/desenvolvimento e autonomia de um jovem com Síndrome de Down. O aluno atendido estava matriculado no 1º ano em uma escola regular, no município de Campina Grande - PB. O atendimento foi realizado no Núcleo de Educação Especial/NEDESP da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB, campus Campina Grande - PB. Nossa pesquisa foi de cunho qualitativo, utilizamos como instrumento metodológico a observação participante, a qual foi realizada no período de Novembro de 2013 a Outubro de 2014. Os resultados demonstraram que o atendimento individual especializado é um grande aliado ao ensino regular, pois torna-se muito produtivo uma vez que as atividades são desenvolvidas como enfoque nas maiores dificuldades que a criança apresenta, o trabalho desempenhado com textos, jogos pedagógicos, quebra-cabeça, jogos de memória, alfabeto móvel e caça palavras ajudam na aprendizagem de alunos com necessidades educacionais especiais. Desta forma, tarefas relacionadas ao cotidiano favorecem na autonomia e desenvolvem muitas habilidades na criança, que serão cobradas no convívio externo com a sociedade. Por fim, compreendemos a importância de um trabalho pedagógico individualizado, onde o mesmo pode auxiliar significativamente o desenvolvimento cognitivo do aluno com necessidade educacional especial e tornar o ensino um pouco mais prazeroso para a criança, portanto, a aprendizagem com mais significado.
Descrição: Silva, V. de A. A importância de um atendimento individualizado para uma criança com Síndrome de Down. 2015. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7948
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Viviane de Almeida Silva.pdf1.65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.