Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7962
Título: Software educacional Hagáquê e suas contribuições pedagógicas na formação de professores
Autor(es): Barbosa, Jocilene Alves
Palavras-chave: Tecnologia Educacional
Software Hagáquê
Educação Fundamental
Letramento Digital
Formação de Professores
Data do documento: 17-Abr-2015
Resumo: O presente estudo é resultado de uma pesquisa de abordagem qualitativa, exploratória, uma ação colaborativa mediada por uma oficina pedagógica, com docentes do 1º ao 5º ano da educação básica da cidade de São Domingos do Cariri, PB. Tivemos como objetivo geral analisar as relações de aprendizagem dos docentes com o software hagáquê, fazendo uma intervenção colaborativa nas suas etapas de letramento digital. Fundamentamos nosso estudo em autores que discutem sobre tecnologias e formação de professores, dentre eles BUZATO (2006), KENSKI (2007), MORAM (2008), IBIAPINA (2013), RIBEIRO e SANTOS, (2013), dentre outros. O estudo mostrou uma percepção de que o professor é um sujeito ativo da relação TIC e educação, apontando que o uso da tecnologia em sala de aula consiste em um constante desafio para o docente, ficando assim a afirmação de que ocorre uma evidente necessidade dos professores estarem cada vez mais inseridos no contexto digital e que a formação continuada ocorra tomando-se como referência os novos saberes e fazeres deste contexto mediado por tecnologias digitais.
Descrição: Barbosa, J. A. Software educacional Hagáquê e suas contribuições pedagógicas na formação de professores. 2015. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7962
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jocilene Alves Barbosa.pdf1.3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.