Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8055
Título: Utilização de controles internos em empresas da cidade de Campina Grande - PB: um estudo exploratório
Autor(es): Gois, Thaís Araújo
Palavras-chave: Controle interno
Auditoria interna
Controladoria
Data do documento: 2014
Resumo: Os modelos econômicos, em constantes transformações e desenvolvimento, exigem que as organizações adotem eficiente política de Controles Internos (CI), a fim de tornar possível a continuidade e o desenvolvimento das mesmas. O presente estudo tem como objetivo investigar quais são os procedimentos de Controles Internos (CI) executados por empresas da cidade de Campina Grande-PB. Caracteriza-se como pesquisa descritiva, exploratória, de levantamento e quantitativa. Utilizou-se a amostragem não probabilística por conveniência na coleta de dados, aplicando-se questionários aos gestores de 30 empresas de diferentes ramos de atuação. As análises foram realizadas no SPSS 22.0, sendo utilizadas medidas de tendência central e de dispersão para as variáveis contínuas; e de proporção para as categóricas; além do qui quadrado de Fisher para avaliar o risco relativo, com nível de significância de 5%. Os resultados alcançados evidenciaram que parte das empresas (50,3%) não possui manual de CI, mas a maioria executa os procedimentos investigados. As empresas que adotam o sistema orçamentário, mas não efetuam a conciliação entre o real e o orçado, têm duas vezes mais chances (RR=2,00; IC95% 1,18-3,38) de obter algum tipo de falha durante o processo operacional. É consenso entre os respondentes a relevância dos CI como instrumento de gestão.
Descrição: GOIS, T. A. Utilização de controles internos em empresas da cidade de Campina Grande - PB: um estudo exploratório. 2014. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2014. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8055
Aparece nas coleções:25 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Thaís Araujo Gois.pdf537.44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.