Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8243
Título: Caracterização físico-química do farelo de milho (Zea mays L.) como subproduto visando seu aproveitamento na alimentação animal
Autor(es): Beserra, Yolanda Albertina Silva
Palavras-chave: Nutrição animal
Ração animal
Aproveitamento de resíduo
Grão de milho
Data do documento: 25-Mar-2015
Resumo: A cultura do milho (Zea mays L.) sempre existiu no Brasil, antes mesmo do seu descobrimento. E, atualmente, tem assumido posição privilegiada e merecido destaque na economia nacional e mundial. O beneficiamento do milho possui uma variada aplicação, apresentando um destaque no uso destinado a alimentação animal, que pode alcançar até 85% de toda produção mundial. Como um subproduto obtido do processamento do grão de milho por via seca, tem-se o farelo, comumente utilizado para uma nutrição animal balanceada. Ele é composto basicamente de fibras, glúten e amido, conferindo as rações animais uma dieta rica em caráter energético. Nesse sentido, visando cooperar juntamente com a ação de enriquecimento alimentício de rações, o presente trabalho tem como objetivo analisar a composição química do farelo de milho quanto ao teor de proteínas, lipídios, carboidradros e determinado o teor de umidade com o objetivo de incorpora lo na dieta animal. O trabalho foi desenvolvido em uma indústria de alimentos localizada na cidade de Campina Grande – PB e o farelo de milho foi obtido do beneficiamento de milho em grão (Zea mays.L) através de um processamento por via seca. De acordo com os resultados obtidos, o farelo de milho se apresenta como uma ótima alternativa para inclusão em rações animal.
Descrição: BESERRA, Y. A. S. Caracterização físico-química do farelo de milho (Zea mays L.) como subproduto visando seu aproveitamento na alimentação animal. 2015. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8243
Aparece nas coleções:02 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Yolanda Albertina Silva Beserra.pdfPDF - Yolanda Albertina Silva Beserra1.25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.