Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8419
Título: Responsabilidade civil objetiva do Estado: da incoerência da ação regressiva quanto aos danos causados por seus agentes no exercício de suas funções
Autor(es): Sousa, Márcio Glaydson Fonseca
Palavras-chave: Responsabilidade Civil
Estado
Ação regressiva
Resumo: Quando abordamos a questão da Responsabilidade lembramos o conceito geral que trata do dever de arcar com as próprias ações ou de terceiros, e se nos portamos ao jurídico implica a obrigação de responder por negócio ou ato ilícito. Assim, este artigo discute a Responsabilidade Civil Objetiva do Estado no tocante à incoerência da Ação Regressiva quanto aos danos causados por seus Agentes no exercício de suas funções. De modo que, a partir de uma pesquisa bibliográfica, pautada, principalmente, em Cavalieri Filho, (2010); Di Pietro, (2012); Mazza, (2013); Marinela, (2012), dentre outros, e ainda, ao confrontarmos o Art. 37, § 6º da Carta Magna, apresentamos três teses que contestam a norma em vigor. Logo, para a primeira tese mostramos que a ação regressiva seria contra o próprio Estado, pois, a ação não ocorre sobre o Agente em detrimento do Estado, uma vez que, ambos não se bipartem em duas pessoas, ao contrário, se fundem numa só; Para a segunda tese observamos que quando a ação tem o Estado como réu em face de terceiros este se defende na tentativa de desconstituir os elementos da Responsabilidade Cível objetivo quais sejam o dano, a conduta e o nexo causal. Porém, quando a ação regressa em face de seus Agentes alega a perfeita constituição dos mesmos elementos, tornando-se absolutamente incoerente. Já na última tese apresentamos que o próprio Direito Administrativo traz as sanções aplicáveis aos Agentes no caso de culpa ou dolo, não havendo necessidade de ação judicial do Estado contra seus Agentes.
Descrição: SOUSA, Márcio Glaydson Fonseca. Responsabilidade civil objetiva do Estado: da incoerência da ação regressiva quanto aos danos causados por seus agentes no exercício de suas funções. 2014. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8419
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Márcio Glaydson Fonseca Sousa.pdfMárcio Glaydson Fonseca Sousa383.25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.