Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8437
Título: Perspectivas contemporâneas das políticas públicas para a consecução da igualdade de gênero
Autor(es): Vieira, Aline de Almeida
Palavras-chave: Igualdade de gênero
Políticas públicas
Teoria de Genero
Mulher
Empoderamento feminino
Resumo: No decorrer das últimas três décadas o conceito de gênero apartado de uma predeterminação biológica vem se consolidando. A partir das diferenciações entre “sexo” e “gênero” a busca pela igualdade entre os gêneros ganha grande relevância, não só juridicamente, mas, principalmente, no que tange a sua existência real nas relações sociais. Nesse sentido, são necessários esforços internacionais e nacionais para que a efetividade da norma seja alcançada. Este trabalho, portanto, traz uma perspectiva de construção teórica de gênero e mostra as políticas públicas voltadas para esta vertente. Ainda, aponta pontos falhos que enfraquecem a igualdade de gênero no Brasil, tomando por base os conceitos advindos das relações de empoderamento e educação. Através de uma análise bibliográfica, analítica descritiva, toma por concluir que a relação entre educação e empoderamento é estreita, e que a mudança no mercado de trabalho depende, atualmente, do maior empoderamento das mulheres, posto que estas já alcançam níveis educacionais mais elevados que os dos homens e, ainda assim, não atingem salários equivalentes.
Descrição: VIEIRA, Aline de Almeida. Perspectivas contemporâneas das políticas públicas para a consecução da igualdade de gênero. 2014. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8437
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Aline de Almeida Vieira.pdfAline de Almeida Vieira592.61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.