Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8450
Título: Um estudo do bairro do José Pinheiro: a transversalidade entre o tráfico de drogas, os equipamentos sociais e as estruturas de segurança pública
Autor(es): Dantas, Camila Christina Feitoza Souza
Palavras-chave: Segurança Pública
Tráfico de drogas
Políticas Públicas
Data do documento: 3-Jul-2014
Resumo: Na contemporaneidade, o tráfico de drogas é uma das problemáticas que mais suscita preocupações no Poder Público em razão da sua magnitude e, posterior, alastramento aos setores da sociedade civil. Uma das formas de enfrentamento a tal problemática é a adoção de políticas públicas preventivas primárias e secundárias que se efetivam através de investimentos do Poder Público nas áreas de segurança pública, educação, saúde e lazer, preferencialmente. Desse modo, pautando-se na situação do bairro do José Pinheiro localizado na cidade de Campina Grande/Paraíba, pugnou-se realizar pesquisas com o intuito de analisar quais os equipamentos sociais e as estruturas de segurança pública foram implantados pelo Município e Estado a fim de diminuir o tráfico de drogas na região. Incialmente, versa-se sobre os aspectos gerais do tráfico de drogas e as temáticas que lhe são correlatas, para, em seguida, discorrer a respeito das políticas públicas preventivas primárias e a sua repercussão na diminuição da criminalidade, perpassando, pela criminologia e pelo direito urbanístico. Depois, discute-se as políticas públicas preventivas secundárias e a sua relação com direito penal e a atuação policial. Em seguida, correlacionando tais temáticas, demonstra-se a situação do bairro do José Pinheiro através do mapeamento do bairro e da apresentação e análise de dados oriundos de pesquisas científicas a fim de evidenciar a realidade de tal região no que diz respeito à implementação de políticas públicas preventivas em face do tráfico de drogas.
Descrição: DANTAS, Camila Christina Feitoza Souza. Um estudo do bairro do José Pinheiro: a transversalidade entre o tráfico de drogas, os equipamentos sociais e as estruturas de segurança pública. 2014. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8450
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Camila Christina Feitoza Souza Dantas.pdfCamila Christina Feitoza Souza Dantas1.68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.