Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9086
Título: | Avaliação do Ensino de Química atual e as mudanças ocorridas pós Enem na Cidade de Pombal - PB |
Autor(es): | Silva, Emerson Erick Vieira da |
Palavras-chave: | ENEM Ensino de Química Pombal - PB |
Data do documento: | 2015 |
Resumo: | A Química é considerada uma disciplina de difícil compreensão e traz consigo a aversão de alunos e também de futuros professores da área, que se tornam cada vez mais escassos, havendo a necessidade de mudanças na busca pela evolução do ensino. Com a proposta do novo Ensino Médio e o ENEM passando a ser o mecanismo único de acessos às universidades e institutos federais, o ensino precisou passar por alterações a fim de se tornar mais próximo da realidade dos principais envolvidos, como são colocados nos questionamentos das avaliações do MEC. Este estudo teve como objetivo avaliar o atual ensino de Química e compreender as mudanças ocorridas pós-adoção do ENEM, através da visão de alunos e professores. Para isso foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 64 alunos e 13 professores de escolas do Município de Pombal-PB, com o intuito de obter dados quali-quantitativos de forma direcionada ao Ensino de Química, o ENEM e as mudanças ocorridas nos últimos anos e após isto, tirar conclusões sobre o tema. Após este estudo percebe-se que o ensino deste componente curricular passou por mudanças significativas pós esse exame, deixando de ser uma disciplina que tinha como base as ciências exatas, através da exposição de teorias, fórmulas, símbolos e cálculos matemáticos, para se tornar um componente mais funcional, através da contextualização dos tópicos estudados, aliada a interdisciplinaridade, que juntos garantem uma formação mais eficaz. Além disso, as novas metodologias adotadas pelos professores os tornam facilitadores do processo de ensino e aprendizagem, com a intenção de formar cidadãos mais conscientes do conhecimento químico adquirido, para que possam agir ativamente na sociedade em que estão inseridos. |
Descrição: | SILVA, E. E. V. Avaliação do Ensino de Química atual e as mudanças ocorridas pós Enem na Cidade de Pombal - PB. 2015. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2015. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9086 |
Aparece nas coleções: | 82 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Emerson Erick Vieira da Silva.pdf | 9.17 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.