Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9104
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Carmilucia Morais Souto da | - |
dc.date.accessioned | 2016-03-15T11:39:52Z | - |
dc.date.available | 2016-03-15T11:39:52Z | - |
dc.date.issued | 2014-11-17 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.4 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9104 | - |
dc.description | Silva, Carmilucia Morais Souto da. Leitura e ensino: o que dizem professoras de língua portuguesa?. 2014. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | Consideramos as aulas de língua materna como um espaço para diferentes leituras e construção de sentidos que possibilitam, no contexto didático, o desenvolvimento de habilidades leitoras dos alunos a partir da interação com os diversos gêneros discursivos que circulam em nosso meio social. Sob esta ótica, o presente trabalho pretende: identificar as concepções sobre a leitura e ensino de leitura convocadas por professoras de língua portuguesa em atividade e refletir sobre o ensino de leitura no contexto do ensino contemporâneo de língua portuguesa. Do ponto de vista metodológico, elaboramos e aplicamos um questionário com três professoras de língua portuguesa. Em se tratando de fundamentação teórica, tivemos contribuições de referências como Orlandi (1998), Kleiman (2007), Kock e Elias (2010), dentre outras. As reflexões obtidas através das respostas fornecidas por meio do questionário aplicado nos permitiram identificar distanciamentos entre o que as professoras entendem como leitura e como ensino de leitura, uma vez que verificamos que, muitas vezes, elas entendem a leitura enquanto atividade de interação entre autor, texto e leitor, mas seus relatos sobre as metodologias de ensino de leitura revelam ações didáticas tradicionais que evidenciam um descompasso entre teoria e prática. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Manassés Morais Xavier | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Leitura | pt_BR |
dc.subject | Prática de Ensino | pt_BR |
dc.title | Leitura e ensino: o que dizem professoras de língua portuguesa? | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 23 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Carmilucia Morais Souto da Silva.pdf | 1.23 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.