Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9134
Título: A prática de produção textual em uma turma de 6º ano do ensino fundamental II
Autor(es): Leandro, Maria Cristina
Palavras-chave: Ensino da Escrita
Produção Textual
Redação
Data do documento: 20-Nov-2014
Resumo: O ensino sistemático da escrita é um estudo relativamente novo, tendo em vista que antes o texto era visto como objeto de uso e não de ensino-aprendizagem da língua. Atualmente ainda há reflexo da antiga prática de ensino, já que a prática da produção textual quando acontece, por muitas vezes só ocorre na nomenclatura que é usada para maquiar o ensino da antiga redação, escrita considerada sem função por não ultrapassar os muros escolares. No âmbito do ensino da produção textual, o objeto de estudo da presente pesquisa problematiza a forma como se empreende tal ensino de escrita numa turma de 6ºano do Ensino Fundamental II da rede pública do município de Queimadas. Objetiva-se investigar como a professora colaboradora trabalha a escrita em sala de aula, de modo a analisar os problemas resultantes dessa prática para o letramento dos alunos e visa-se a verificar se a educadora trabalha os gêneros textuais nas diversas situações sociocomunicativas ou se reproduz o ultrapassado ensino de redação. A pesquisa baseia-se nos estudos de alguns representantes da Linguística Textual e Aplicada, a exemplo de Antunes (2003), Bunzen (2006), Francelino (2011), Ferraz (2010), Reinaldo (2001), Prestes (2001), Leite (2012), Geraldi (2003) dentre outros.
Descrição: Leandro, M. C. A prática de produção textual em uma turma de 6º ano do ensino fundamental II. 2014. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9134
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Cristina Leandro.pdf11.88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.