Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9162
Título: História e usos linguísticos: a inserção de estrangeirismos na língua portuguesa
Autor(es): Milânez, Marciana da Silva
Palavras-chave: Estrangeirismo
Anglicismo
Logotipo Comercial
Mudança Linguística
Data do documento: 18-Jun-2015
Resumo: A inserção de estrangeirismos na língua portuguesa não é algo novo, mas vem despertando, cada vez mais, a atenção de linguistas e estudiosos da área. Isto ocorre porque o próprio surgimento da língua portuguesa é marcado pela presença de estrangeirismo e, com o desenvolvimento tecnológico, este fenômeno tornou-se ainda mais constante em nossa língua, principalmente no que diz respeito à publicidade. Assim, este artigo tem o propósito de refletir e analisar sobre o uso de estrangeirismos, em especial os anglicismos, na construção de logotipos de estabelecimentos comerciais na cidade de Campina Grande-PB. Nesse sentido, pretende-se, mais especificamente, analisar as escolhas lexicais, no caso a escolha do estrangeirismo, na construção de logotipos de estabelecimentos comerciais; investigar os principais fatores que levam a inserção de palavras estrangeiras na língua portuguesa e evidenciar que os estrangeirismos ou empréstimos linguísticos fazem parte do processo de evolução e da história da Língua Portuguesa. Para nortear este trabalho, foi realizada, a princípio, uma pesquisa bibliográfica, seguida de um trabalho de campo que visava proporcionar a observação direta no cotidiano de ocorrências do uso de estrangeirismos - anglicismos - na língua portuguesa. Os resultados mostram que o enriquecimento lexical através de empréstimos continua sendo uma constante em nossa língua e, na maioria dos casos analisados, deve-se a questões de prestígio cultural e econômico. O referencial teórico está fundamentado nas contribuições de Cardeira (2006), Carvalho e Nascimento (1977), Faraco (2001), Ilari e Basso (2011), Minayo (1993), entre outros.
Descrição: Milânez, M. da S. História e usos linguísticos: a inserção de estrangeirismos na língua portuguesa. 2014. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9162
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marciana da Silva Milânez.pdf10.44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.