Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9183
Título: Ensino de língua inglesa na EJA: o contraste entre as propostas de um livro didático e as Propostas Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos
Autor(es): Silva, Leyliana Lourencio da
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos - EJA
Ensino de Língua Inglesa
Livro Didático
Parâmetros Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos
Data do documento: 2-Dez-2015
Resumo: Diante das características dos alunos da EJA e das dificuldades muitas vezes apresentadas por este público, é necessário se pensar em um material didático específico, que atenda as principais necessidades deste alunado. Deste modo, é importante refletir sobre as abordagens que o professor de Língua Inglesa (LI) poderá lançar mão a fim de utilizar esse material, da melhor forma possível, para que estes alunos sejam agentes ativos do processo de ensino e aprendizagem e usem o conhecimento que adquirem para exercer sua cidadania e pensar de forma crítica. Ao considerar estes fatores este trabalho visa analisar as propostas do livro didático da coleção “tempo de aprender” (PNLD, 2014) e de que forma estas propostas se adequam ou não ao proposto pelos PCNEJA (2002). Este artigo trata-se de uma pesquisa bibliográfica e de análise documental, tendo como dados de análise os PCNEJA, os PNLD e a unidade do 7º ano do livro supracitado. Para desenvolver esse trabalho, tivemos como base teórica os PCNEJA (Brasil, 2002), Repolês e Araujo (2008), Souza (2011) e os PNLD (2014). Concluiuse que o professor de língua inglesa na EJA deve usar o livro de forma consciente, tendo consciência que o aprendizado de LI não pode ignorar a construção da identidade dos estudantes como cidadãos autônomos e participativos numa sociedade globalizada.
Descrição: Silva, L. L. da. Ensino de língua inglesa na EJA: o contraste entre as propostas de um livro didático e as Propostas Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. 2015. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Inglesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9183
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Leyliana Lourencio da Silva.pdf39.09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.