Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9188
Título: Dialogismo e ensino: o gênero propaganda em um livro didático de português da EJA
Autor(es): Porto, Maria Silmara da Costa
Palavras-chave: Análise do Discurso
Dialogismo
Ensino de Língua Portugues
Propaganda - Gênero Discursivo
Data do documento: 4-Dez-2015
Resumo: A presente pesquisa se embasa nas contribuições da Análise Dialógica do Discurso (Bakhtin e o Círculo) em interface com o ensino de Língua Portuguesa em contexto de Educação de Jovens e Adultos e parte da seguinte questão-problema: como o gênero discursivo propaganda é abordado no livro didático “Caminhar e Transformar”, de Priscila Ramos (2013 – Educação de Jovens e Adultos)? Para responder a esta questão destacamos como objetivos: refletir sobre a articulação da Análise Dialógica do Discurso e o ensino de língua para a Educação de Jovens e Adultos; realizar um estudo da abordagem do gênero propaganda no livro didático de português e contribuir com reflexões que entendam o livro didático e a Educação de Jovens e Adultos como instrumentos eficazes para um bom desenvolvimento no ensino contemporâneo. Os resultados da pesquisa nos permitem afirmar que, no tocante ao trabalho com a língua, há no livro didático analisado uma ocorrência diversificada na perspectiva dialógica, uma vez que o conteúdo acerca da propaganda representava as características no aspecto dialógico vinculado a temas sociais de relevância em nossa sociedade. Porém, nas atividades propostas constatamos a presença de uma concepção tradicionalista de ensino de língua, presa a atividades mecânicas e de apego a questões demasiadamente formais.
Descrição: Porto, M. S. da C. Dialogismo e ensino: o gênero propaganda em um livro didático do português da EJA. 2015. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9188
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Silmara da Costa Porto.pdf15.83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.