Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9216
Título: A síndrome da alienação parental e a proteção constitucional à família no ordenamento jurídico brasileiro
Autor(es): Lima, Cayo César Pereira
Palavras-chave: Alienação parental
Proteção constitucional
Direito da Família
Data do documento: 2013
Resumo: O estudo em foco tem como objetivo analisar a discussão da síndrome da alienação parental como violação ao instituto base da sociedade que é a família, resguardada constitucionalmente. Nos dias atuais, tem-se ordenamento especifico no direito brasileiro que aborda o tema, porém suas causas e consequências já são bastante conhecidas pela doutrina jurídica pátria. A alienação parental se caracteriza quando o genitor ou a genitora, ou aquele que detenha a guarda do menor o manipula a fim de causar uma anomalia nos laços afetivos com o ex- cônjuge. É com base nas suas formas de atuação que tal ato implica em prejuízo ao desenvolvimento psíquico, físico e moral da criança que está sob constante influência desta prática, e que se faz necessário uma formulação do conceito de família que vem perpassando antigos preceitos e surgindo com novas facetas, a fim de proteger o bem familiar constitucionalmente abordado e suas estruturas que vem sofrendo mudanças importantes nos valores e princípios que a cercam.
Descrição: LIMA, C. C. P. A síndrome da alienação parental e a proteção constitucional à família no ordenamento jurídico brasileiro. 2013. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9216
Aparece nas coleções:42 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Cayo César Pereira Lima.pdf628.15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.